Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sábado, 30 de dezembro de 2006

Retrospectiva 2006 - Parte 3

Julho

Ao longo de julho, o campus da UnB foi abordado pelo Blog do Cacom em diversos aspectos. Algumas das pautas que mereceram destaque foram: Os contrastes do Centro Olímpico (ao lado), o trabalho informal e a segurança no campus, os problemas do Auditório Dois Candangos, que há quase dois anos não funciona como sala de cinema, além do programa Viva Bem UnB, no qual servidores podem fazer atividades físicas orientadas gratuitamente.

A primeira enquete do BC, perguntando “O que é pior na Copa do Mundo”, teve o seu resultado publicado, e também foi feita a cobertura da 23ª edição da festa Realize suas Fantasias, organizada pelos calouros de Comunicação.

Agosto

Inspirado nas eleições que aconteceriam e outubro, o Blog inaugurou a coluna O voto em questão. Durante dois meses a partir de então, os principais candidatos políticos do Distrito Federal foram analisados desde seu histórico pessoal e profissional até as propostas de campanha, em matérias publicadas de acordo com um cronograma pré-estabelecido por meio de sorteio. Para dar suporte à coluna, foram feitas matérias explicando o Sistema Eleitoral Brasileiro e o funcionamento da Câmara Federal e do Senado.

Agosto também foi o mês dos encontros. O VI Encontro das Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros e o XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação – ENECOM (à esquerda) tiveram a cobertura do BC.

A história da UnB foi desvendada em uma matéria sobre os antigos personagens do campus, e o reitor Timothy Mulholland (à direita) fez um balanço de sua gestão até aquele momento em uma entrevista exclusiva.

A estrutura do Blog teve novidades: Ana Elisa Santana passou a ser editora, e com o início do segundo semestre letivo de 2006 novos repórteres se juntaram à equipe.

Setembro

A coluna O voto em Questão continuou mostrando os candidatos do DF. Foi feita uma matéria sobre as funções exercidas pelo governador, e o BC cobriu o debate feito na UnB entre os candidatos ao cargo.

O mês foi também de estréias. A coluna Sabor em Pauta passou a mostrar aos leitores as opções para lanche e almoço existentes no campus, para quem tenta fugir do Restaurante Universitário. A Ultra_Som surgiu como alternativa para mostrar o cenário musical de Brasília, e escrita por Carolina Martins e Carolina Menkes, passou a ocupar as sextas-feiras do Blog quinzenalmente. Ana Elisa Santana e Bárbara Rosa passaram a se alternar na Coluna Cultura.

Entre os dias 4 e 9 se setembro, a UnB recebeu o 29º Congresso da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação). O Blog do Cacom fez a sua maior cobertura até então: com uma equipe especial formada por cinco repórteres, além dos já membros da equipe, foram publicadas por volta de 50 matérias, notas, colunas e artigos mostrando o evento em tempo real. A abordagem foi desde a preparação e abertura do evento até o InterSom – a festa de encerramento, passando pela adaptação dos congressistas, o alojamento dos estudantes, a participação de professores da UnB, o incêndio inesperado ocorrido no bambuzal, os jornais laboratório das diferentes universidades que circularam pelo campus, as amizades feitas durante o congresso e a visão dos participantes do evento, e uma coluna especial de Dayane Viana, de Araçatuba-SP.

Nenhum comentário: