Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 14 de junho de 2007

Série CAs

Curte o CA? “Sim, demais!”

CAECO aposta no planejamento e na organização para manter estável o espaço dos alunos

Por Ana Paula Paiva
Fotos: Edson Jr.



Espaço limpo, amplo e com muitos equipamentos – televisão, play station 2, sinuca, sofás entre outros – faz do CAECO um dos CA’s mais bem freqüentados da UnB. Famoso pelas festas e campeonatos esportivos, o centro acadêmico de economia conta, inclusive, com um fundo próprio para eventos.

Entretanto, o trabalho feito pela organização é completamente voluntário, porque todo o lucro dos eventos promovidos é revertido para o caixa do CA, que visa o permanente cuidado com o espaço. “E a minha gasolina vai embora!”, desabafa Natanai Carvalho, antigo freqüentador do lugar, quando fala da organização de um dos mais famosos churrascos da UnB: o C-Bond. “O negócio é megalomaníaco”, completa Rafael Faim, aluno do 8° semestre de economia, vice-presidente da gestão de 2006.

Para honrar a função inclusiva do CA, os gestores realizam também um trabalho de ajuda com os que querem colaborar com a administração: “Tem gente que chega aqui todo tímido, taxado de nerd e tal, mas que quando começa a trabalhar com a gente, vira outra pessoa!” comenta João Pedro Moreira, aluno do 6° semestre, atual presidente do CA. Segundo alguns alunos, fora do curso de economia, o CAECO é uma grande máquina de fazer dinheiro. A versão da diretoria é diferente: “É uma questão de visão”, alega João Pedro. As gestões de cada chapa são marcadas pela vontade de ter um espaço organizado e confortável para que os alunos do curso possam usufruir mas sem impedir a entrada de visitantes de outros cursos. O CAECO já possui várias parcerias com outros centros para a promoção e venda de ingressos de eventos.

A sinuca também é xodó entre os estudantes de economia. Existe até campeonato do jogo


Antigos presidentes, antigos problemas

Pela administração do CAECO já passaram várias pessoas ilustres. Uma delas é o filho do senador Renan Calheiros, Renan Filho atualmente é prefeito da cidade de Murici-AL. Outro conhecido é o atual deputado distrital José Antonio Reguffe. Ambos foram presidentes e fizeram grandes realizações, entre elas a reabertura do CA em 2000 e a compra de vários equipamentos. Porém parte deles foi roubada em 2001 devido à falta de segurança no subsolo do minhocão. Depois desse episódio foi colocada uma grande grade na entrada do recinto para a garantia da segurança dos alunos e dos materiais que ficam lá dentro.

Principais atividades

* C-Bond: churrasco promovido pelo CA de economia para todos os alunos da UnB. Esse ano ocorreu dia 9 de junho.
* Sineco: campeonato de sinuca no CA. Aberto a toda a comunidade acadêmica
* Wineco: campeonato de videogame do jogo “Win eleven”
* Ciclo de Palestras: ex-alunos bem sucedidos vêm à UnB ministrar palestras aos alunos de economia.
* Copeco: campeonato de futebol. Apenas para os alunos do curso de economia.
* Pré-calourada “Sem limites Fest”: na sua terceira edição, recepciona os calouros do curso de economia.

Nenhum comentário: