Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Luiz Martins expõe no Intercom

Professor e coordenador de extensão da UnB fala sobre Agendamento Midiático
por Luana Lleras
foto: http://www.unb.br/fac/posgraduacao/fotos/luismartins.jpg

Luiz Martins na Faculdade de Comunicação

O professor da UnB Luiz Martins expôs hoje o tema “Sociedade e Agendamento Midiático”. O debate "Processos Comunicacionais dos Poderes Instituídos" aconteceu hoje pela manhã no Anfiteatro 7. Martins falou sobre a tendência atual da sociedade pautar a mídia. Para ele, há um agendamento social, uma ação dramatúrgica da sociedade. Se as assessorias “entregam” notícias sem que ninguém as peça, a imprensa busca informações a qualquer custo.

Um questionamento foi levantado por ele durante sua exposição: Se há tanta comunicação, porque as pessoas vão às ruas? Sair às ruas para protestar seria um meio do povo chamar atenção, seria a ágora (praça utilizada na Grécia Antiga por protestantes, filósofos e poetas). É um modo de ocupar um lugar na imprensa, de conseguir atenção para uma causa. No entanto, os manifestantes correm o risco de adquirir uma imagem negativa, como foi o caso do MLST durante a invasão da câmara.

André Singer, porta-voz da Presidência da República, que também iria participar do debate, não compareceu.

Nenhum comentário: