Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 1 de agosto de 2006

Encontro de culturas

Chapada dos Veadeiros se transf0rma em palco de diferentes manifestações artísticas
Texto e fotos: Natália Pires

"Batuqueiras" oferecendo licor de jenipapo e pinga queimada

Na pequena Vila de São Jorge, situada em Alto Paraíso (GO), aconteceu até o ultimo final de semana o VI Encontro das Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. O evento, que teve início no dia 17 de julho, contou com a presença de diversas manifestações artísticas e de artistas populares.

Patrocinado pela Petrobrás, o Encontro contemplou manifestações culturais como a Curraleira, Congo, Lundu e Maracatu, entre outros. Também foram incluídas em sua programação mostras audiovisuais que apresentavam como tema a cultura popular do país, apresentações circenses e teatrais, além de serem oferecidas ao público oficinas de arte popular, ministradas por mestres da Chapada dos Veadeiros e outros convidados. Uma das opções do evento foi a Feira de Oportunidades Sustentáveis, na qual o trabalho de artesãos da própria Chapada, como Dona Flor, parteira e fiandeira de algodão da comunidade Moinho, em Alto Paraíso, puderam ser expostos e comercializados.


"Careta" convidando o público para participar da festa

Na sexta-feira, dia 29, o palco principal deu lugar a uma apresentação do ritual da Caçada da Rainha, de Colinas do Sul(GO). O ritual faz parte de uma festa religiosa que ocorre na região e contempla danças típicas como o Batuque e o Lundu, este último considerado o primeiro gênero afro-brasileiro da canção popular, conseqüência da fusão entre elementos musicais de origem branca e negra.

No sábado, dia 30, ocorreu na cachoeira Raizama um encontro com a União das Aldeias Krahô, povo habitante do Nordeste de Tocantins. O grupo indígena teve a oportunidade de apresentar seus rituais ao público, permitindo que as pessoas participassem das danças e pinturas corporais.
No mesmo dia, apresentou-se também o artista Moacir Farias, morador de São Jorge e autor das pinturas que decoraram o palco, os panfletos e a cidade durante o Encontro. O artista foi a inspiração para um dos filmes apresentados, o documentário Moacir Arte Bruta, dirigido por Walter Carvalho e lançado em 2005.


Xoomei e Jorge Mautner no palco da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

No domingo foi a vez da apresentação da Oficina Boneco Gigante, de Brasília, no circo montado em frente à escola de São Jorge. Chico Simões encantou crianças e adultos com a apresentação do teatro de mamulengos, abordando questões de caráter educativo.

O Projeto atrai cada vez mais pessoas – curiosos e admiradores da cultura nacional - para a Vila de São Jorge. O objetivo do Encontro é reunir o patrimônio cultural do Brasil, principalmente do Centro-oeste, apresentando a cultura nacional ao público – que muitas vezes desconhece seu valor – e fazendo com que ela mantenha-se viva na memória do povo, aumentando assim o sentimento de orgulho em relação às manifestações culturais e o sentimento de identidade nacional.

Nenhum comentário: