Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Eleições 2006

O voto em questão é a nova coluna do Blog do CACOM. A partir da próxima semana, nosso leitor conhecerá melhor alguns dos candidatos do Distrito Federal para os cargos de deputado federal, senador e governador
por Aerton Guimarães

As eleições estão se aproximando. No dia 1º de outubro, mais de 120 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher aqueles que os representarão pelos próximos quatro anos (com exceção dos senadores, com mandato de oito anos). O eleitor terá de pensar duas vezes antes de confirmar seu voto nas urnas, principalmente depois dos recentes problemas de corrupção.

Em algumas reuniões do Blog do CACOM, debatemos sobre a importância do voto, e também como é imprescindível conhecer bem os candidatos antes de elegê-los. Peças publicitárias, programas de rádio e TV (que terão início na próxima semana), e os comícios realizados pelos políticos tentam ludibriar o cidadão para conseguir seu voto. Mas há também as entrevistas e debates promovidos pelos veículos de comunicação que, mesmo de forma superficial, nos possibilitam conhecer melhor as propostas e também traços da personalidade de cada candidato.

Mas nós achamos que ainda não é o suficiente. Por isso, o Blog do CACOM dá início, a partir desta semana, à cobertura das eleições 2006, com artigos, reportagens especiais e uma coluna, chamada O voto em questão.

Essa coluna será publicada todas as terças, quartas e quintas entre os dias 15 de agosto e 28 de setembro, e tem como objetivo apresentar, individualmente, os candidatos a deputado federal, senador e governador do Distrito Federal, inscritos regularmente no TSE até o dia 9 de agosto, mostrando um pouco de sua biografia profissional e suas propostas para o próximo mandato.

Devido ao grande número de candidatos a deputado federal, o Blog teve de restringir a exposição dos candidatos a este cargo. Foi decidido, então, que só seriam retratados aqueles eleitos em 2002 que tentam a reeleição. Assim, são quatro candidatos, que serão apresentados na coluna pela seguinte ordem, decidida a partir de sorteio: Maninha, Sigmaringa Seixas, Alberto Fraga e Tadeu Filippelli. O deputado Jorge Pinheiro seria o segundo, mas ontem anunciou que não vai mais concorrer à Câmara.

Para os candidatos ao Senado, a ordem sorteada é: Virgílio de Souza, Láurence Raulino, José Ribamar Araújo, Ezequiel do Nascimento, Frank Svensson, Newton Lins de Carvalho, Agnelo Queiroz, Joaquim Roriz, Francisco Targino, Rodrigo Dantas e Gílson Dobbin.

Por fim, os candidatos ao Governo do DF, sorteados na seguinte ordem: Maria de Lourdes Abadia, Antônio Carlos de Andrade (Toninho), Arlete Sampaio, José Roberto Arruda, Maria de Fátima Passos e Expedito Carneiro.

Você lembra em quem votou nas eleições de 2002? Sabe quais propostas de seus candidatos foram cumpridas? Se a resposta é não, é melhor começar a prestar atenção nas campanhas deste ano. E claro, ficar de olho em nossa nova coluna, O voto em questão, para valorizar o seu voto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou Gílson Dobbin, candidato ao Senado pelo PCO. Enviei 03 mensagens para vocês e ainda não recebi resposta para agendarmos a entrevista. Estou a disposição; meu telefone é 9983.1816.