Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 19 de setembro de 2006

O voto em questão entra em nova fase

por Edson Jr.

Iniciada dia 15 de agosto e atualizada três vezes por semana desde então, a coluna O Voto em Questão encerra sua série de textos políticos com os candidatos ao Governo do Distrito Federal. Dezessete políticos, entre candidatos a deputado federal e candidatos ao Senado, já tiveram sua vida reportada aqui no Blog do CACOM e, a partir de hoje, mais seis serão tratados. Para relembrar o cronograma, vejamos a ordem dos candidatos, decidida por sorteio:

19/09 - Maria de Lourdes Abadia (PSDB)
20/09 - Antônio Carlos de Andrade (Toninho do PSOL)
21/09 - Arlete Sampaio (PT)
26/06 - José Roberto Arruda (PFL)
27/09 - Maria de Fátima Passos (PSDC)
28/09 - Expedito Carneiro (PCO)

O governador é eleito por votação em um ou em dois turnos para um mandato de quatro anos, com possibilidade de reeleição. Ele ocupa o mais alto cargo político no respectivo estado de federação, e a ele estão subordinadas, de modo geral, as agências de desenvolvimento social, econômico e urbano; e as Secretarias de Estado de diversas áreas como saúde, educação, transporte, esporte e ação social. O governador tem a função de dirigir a admnistração estadual; sancionar, promulgar e fazer as leis serem publicadas. Pode também vetar projetos de lei total ou parcialmente, além de nomear os secretários, o procurador-geral e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado.

As condições de elegibilidade para o comando do Palácio do Buriti são poucas, com destaque para a idade mínima de 30 anos e a obrigatoriedade de filiação partidária. Porém, os números do desafio são grandes: de acordo com as fontes do portal do GDF, são 2.051.146 habitantes distribuídos por 19 Regiões Administrativas (RA), dentre as quais a RA 1, o conhecido Plano Piloto, corresponde a apenas 8% da área total do DF e a 9,6% da população do Distrito.

Em 46 anos de Brasília, 19 políticos (entre prefeitos e governadores) já passaram pela administração do Distrito Federal, desde Israel Pinheiro da Silva – 1º prefeito da capital – até Maria de Lourdes Abadia, que assumiu o alto cargo do GDF em março deste ano com a saída do ex-governador Joaquim Roriz.

Fique de olho para fazer uma boa escolha entre os que se propõem a chefiar a administração do estado-sede da capital brasileira, do nosso Distrito Federal.

Nenhum comentário: