Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 5 de junho de 2007

Série CAs: CAEST

Ponto de encontro, dominó e muito truco regado a Coca-Cola
por Mayara Reis
fotos: Juliana Nogueira


Sempre de portas abertas, o CAEST dá uma aula de convivência para os CAs


Integração. Esse é o papel de um CA para os visitantes Centro Acadêmico de Estatística. Localizado no subsolo do ICC – ala norte, próximo ao Departamento de Estatística, o CAEST reúne alunos de todos os semestres para partidas de dominó, bate-papo, estudo e claro, calorosas partidas de truco valendo um refrigerante para a dupla que vencer por 12x0.

No espaço, existe uma mesa com aparelho de som e TV, alguns sofás e um mural com fotos ilustrando os eventos promovidos pelos alunos. Esse ano, o CA realizou sua primeira gincana. A Copa Estatística de Futebol (categorias masculina e feminina) e o churrasco da Estatística já são tradição para os alunos. Um calouro oferece a casa e os demais estudantes pagam a entrada para financiar o churrasco. Todo semestre são realizados dois cafés da manhã. No primeiro, os veteranos dão boas-vindas aos calouros, e no segundo os calouros retribuem a festa.

O CAEST não tem uma administração oficial, a organização é feita pelos próprios estudantes. Eles comentam que são muito unidos e se mobilizam para promover os eventos e facilitar a convivência. No mais, os alunos consideram Hernan Cunha, do 5º semestre, o grande responsável pelo CA, já que sempre se dispõe a organizar os eventos e encontros dos alunos. As chaves ficam com os guardas do departamento, que logo cedo abrem as portas para os alunos que desejam tirar um cochilo antes das aulas.


Estudantes criam suas próprias regras e educam os visitantes. Dentro do CAEST é proibido fumar.


Alunos de Estatística e agregados (estudantes de outros cursos que freqüentam o CA) parecem muito satisfeitos com o CAEST . “Nossa convivência é ótima”, brinca o estudante Pedro Henrique, do 5º semestre de Engenharia Mecânica. As únicas reclamações são referentes ao local. “Nosso CA fica ao lado do Departamento de Estatística e de algumas salas. Qualquer barulho, os professores reclamam. Já tivemos de tirar nosso videogame por conta disso”, argumentam os alunos. Os estudantes também têm o desejo de expandir o CA, dizem que é muito pequeno para o número de visitantes. No último sábado, os alunos se organizaram para redecorar o espaço e trazer os novos sofás doados por um dos colegas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Para jogar coisa boa sem problema de barulho, uma saída são jogos de tabuleiro modernos. Esses são jogos rápidos e estratégicos. Por exemplo, o jogo Manila é estatística pura, e quem lidar melhor com as possibilidades provavelmente vai vencer.

Já há lojas no Brasil que vendem os jogos de tabuleiro modernos, comuns na Alemanha a partir da década de 90 e crescendo no resto do mundo desde então.

Pesquise "jogos de tabuleiro modernos" em sites de pesquisa para saber mais.

Abraços!