Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 25 de julho de 2006

Saúde e bem estar

O programa Viva Bem UnB oferece atividades físicas gratuitas para servidores
por Thaís Margalho
fotos: Felipe Néri


Aula de condicionamento físico no RU

O projeto Viva Bem UnB surgiu da necessidade de oferecer uma atividade física para os servidores que freasse o desgaste da jornada de trabalho. Em 1994, Marcos Valério Soares, coordenador do projeto, decidiu usar o conhecimento adquirido na Faculdade de Educação Física e começou a dar aulas gratuitas na piscina do Centro Olímpico. Em um horário em que não havia outras atividades acadêmicas, ele colocava em prática o que aprendeu e ainda ajudava a comunidade.

A intenção é melhorar a qualidade de vida dos funcionários e, por conseqüência, o atendimento aos alunos. O programa tem atividades específicas para cada grupo que atende, desde condicionamento físico até aulas de dança de salão. Também oferece a ginástica laboral, que é um tipo específico de atividade física preventiva às lesões de trabalhos repetitivos.

Ginástica: aulas que evitam as lesões de trabalho


Mesmo sem propagandas, o projeto cresceu e admitiu novos professores e alunos. Hoje a equipe conta, além de Marcos, com um professor de Educação Física, um fisioterapeuta, um nutricionista e um especialista em hipertensão e bolsistas do DDS (Diretoria de Desenvolvimento Social), também do curso de Educação Física.

O participante é antes examinado pelos especialistas da equipe. Assim, aqueles que são hipertensos, ou têm outros problemas de saúde, também podem procurar o programa. O servidor não precisa se cadastrar. Basta apresentar a carteirinha no mezanino do RU, onde ocorrem as aulas, onde será indicado à atividade mais adequada ao seu caso.

Nenhum comentário: