Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 31 de maio de 2007

Série CAs

CaVet: um C.A. que luta por espaço

por Ana Paula Paiva

Fundado em 1997, o Centro Acadêmico de Medicina Veterinária (CaVet), a exemplo de outros CAs, define-se como ponto de integração dos alunos do curso. O espaço físico é equipado com TV, som, freezer e microondas, comprados a partir dos lucros gerados por atividades promovidas pela diretora, como venda de ração.

Os estudantes se organizam em instalações diminutas

O primeiro presidente, Felipe Severiano Araújo, junto a Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia (FAV), criou um estatuto para normatizar questões relativas ao CA, inclusive regras de utilização do espaço. Passados dez anos de elaboração da carta, a norma que versa sobre o número de alunos da FAV está sendo infringida. Já são 300 estudantes, 210 a mais em relação a 1997. Isso torna inviável o cumprimento de outras disposições, como, por exemplo, a formação de assembléia geral para a mudança do próprio estatuto.

A Faculdade apóia financeiramente o C.A. Quinzenalmente, quando há pauta, ocorre a reunião do Conselho da FAV e a reunião do Colegiado de Veterinária. Na primeira, são debatidos problemas, pendências e resoluções da faculdade; alunos da diretoria e professores têm votos de pesos iguais. Na segunda, discutem-se apenas assuntos do curso de Medicina Veterinária, que interferem também nas deliberações da Reunião do Conselho.

Disputas

O aumento de alunos gerou ainda mais problemas com o passar dos anos. O espaço é muito pequeno para a quantidade atual. Por isso ficou fechado como depósito até 2003, pois muitos alunos se sentiam desmotivados a freqüentá-lo. De acordo com o atual presidente, Humberto Martins, nesse período eram deixadas sobras das festas feitas pelos alunos (cervejas, refrigerantes) e alguns armários e mesas doadas pela UnB, porém a sala permanecia trancada. “Mesas de sinuca, computadores e um sofá foram doados para o nosso C.A., mas foram perdidos por causa da falta de espaço”, reclama Humberto. A reabertura se deu por iniciativa da gestão de 2003 e hoje os alunos não querem mais saber de perder o seu lugar de interação.

Eles declaram que o espaço dado a eles é muito pequeno quando comparado ao CA de Biologia, que fica logo ao lado. Em vários momentos, houve tentativas de negociação com membros da administração do CA vizinho, mas todas foram em vão. “Eles são irredutíveis”, alega Eduardo Garcia, do 6o semestre. Ele acredita que a dispersão dos alunos desfortalece as conversas. “A galera também não é muito unida. Geralmente, conhecem-se, no máximo, as pessoas dois semestres acima ou abaixo do seu”, argumenta.

Para solucionar o problema, a diretoria enviou à Reitoria um projeto de mudança do centro para a sala 222 do ICC Sul. A proposta sequer foi repondida. Agora, esperam-se outras duas soluções em longo prazo para esse conflito. Uma delas depende da colocação de elevadores que ligam o térreo ao mezanino para deficientes físicos em cada gleba do minhocão (sul, central e norte). Um deles ficaria ao lado do CaVet, o que o deslocaria, tomando parte do CaBio. A segunda solução é esperar o fim da construção do novo prédio de Ciências Biológicas, que fica fora do minhocão. Isso acarretaria a transferência do CA de Biologia para lá e, logo, o CA de Veterinária ocuparia o espaço deixado.

Atividades

*Festa da FAL - Alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal se juntam para fazer uma grande festa junina na Fazenda Água Limpa, no Setor de Mansões Park Way. Neste ano, será no dia 23/06
*Calourada - Em sua terceira edição, a Calourada dos alunos de Veterinária é a apresentação do curso aos calouros. Os membros da diretoria do C.A. de Veterinária, junto aos professores da Faculdade, levam os novatos à Fazenda Água Limpa, ao HVetinho (hospital de animais pequenos), ao HVetão (hospital de animais grandes) para a apresentação dos laboratórios e dos próprios animais. Ocorre durante toda a primeira semana de aula e inclui também o trote dos veteranos, além do churrasco de encerramento para todos os alunos do curso.
*Campeonato Interno de Futebol de Salão - A diretoria do CaVet organiza todo ano um campeonato de futebol de salão. Sem fins lucrativos, o dinheiro recolhido com as inscrições é usado para as premiações.

Nenhum comentário: