Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sábado, 9 de setembro de 2006

Jornal (Laboratório) do Brasil

Estudantes de Jornalismo de diversos estados mostram os jornais-laboratório produzidos em suas faculdades
por Guilherme Rocha
fotos de Thaíse Torres

O trabalho de estudantes de outros estados ao alcance de todos

Indicação de anfiteatros, restaurantes, banheiros e produção estudantil de várias faculdades brasileiras. Nos balcões do Intercom espalhados pelo ICC, é possível encontrar desde a informação que se precisa até jornais-laboratório de cidades como Natal (RN), Santos (SP) e São João da Boa Vista (SP). Os estudantes trazem os exemplares e os deixam nos balcões para os interessados.

O jornal-laboratório é uma oportunidade de aprender a prática jornalística. Em alguns deles, como o Campus, da UnB, os alunos conduzem todo o processo de produção, do projeto editorial e gráfico à distribuição dos exemplares. Por determinação da lei brasileira, é presença obrigatória nas faculdades de comunicação do país.

Papyrus, da federal de Natal

Campus
O jornal-laboratório da UnB, o Campus, é o mais antigo, em atividade, do Brasil. É uma disciplina obrigatória do sexto semestre de Jornalismo. O jornal já ganhou prêmios importantes como o Líbero Badaró e o Ayrton Senna de Jornalismo e esteve atuante com coberturas marcantes como a da invasão do campus da UnB de policiais durante o regime militar.

Nenhum comentário: