Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


domingo, 31 de dezembro de 2006

Retrospectiva 2006 - Final

Outubro

O mês de outubro foi movimentado no Blog do Cacom. A cultura esteve em alta, e o festival de teatro Cena Contemporânea, oitava edição do FIC - Festival Internacional de Cinema de Brasília -, e o Finca – Festival Universitário de Música Candanga - Interno da UnB, não passaram despercebidos. Este último ainda rendeu uma edição especial da coluna Ultra_Som, que falou dos estudantes da Faculdade de Comunicação participantes, como Taís Guerino (foto), eleita a melhor intérprete da competição. Pela Ultra_Som também passou Zeca Camargo, que veio à cidade para falar de seu livro De A-ha a U2, no qual fala sobre parte das entrevistas com bandas que fez.

Com o segundo turno nas eleições para presidente, foi feita uma edição especial da coluna O Voto em Questão, na qual Geraldo Alckmin e Lula foram analisados durante três dias seguidos. Para reler a coluna, clique nos links:

Alckmin: parte 1 / parte 2 / parte 3
Lula: parte 1 / parte 2 / parte 3

A reportagem sobre os cursos preparatórios para concursos mostrou a corrida de vários estudantes por um cargo público. A Semana de Extensão da UnB também teve seu espaço, com destaque para a palestra Mídia e Política, realizada pelo SOS Imprensa, projeto de extensão da FAC. A UnB foi mais um pouco desvendada com a série especial sobre o Hospital Universitário (acima), com três reportagens falando da sua história, da cozinha e preparação de alimentos e do seu financiamento. E para relaxar na hora do almoço, porque não fazer aulas de salsa no campus?

Novembro

Novembro foi o mês da 26ª edição da Realize suas Fantasias, que teve a nossa cobertura. Também foi inaugurada a UnB TV, dando continuidade ao projeto inicial da Universidade, criada por Darcy Ribeiro.

O mês foi de manifestações. Houve um movimento contra a Reforma Universitária na Esplanada dos Ministérios e uma manifestação (à direita em solidariedade à ilha de Cuba em pleno ICC. O Blog do Cacom estava lá. A crítica do BC também esteve presente diante da proibição das vans de circular, que tornou ainda mais visível a crise do transporte público do DF.

Também houve destaque para a vida universitária, com reportagens sobre os grupos religiosos (à esquerda) existentes no campus, e a importância dos estágios para a formação profissional. Para fechar o mês, uma interessante matéria sobre a história da Brasília Super Rádio FM, que há 26 anos valoriza a música clássica e a música popular de alta qualidade.


Dezembro

A correria do final de semestre não fez o BC deixar o ritmo de trabalho cair. Já no início do mês, tornamos a terça-feira o dia da semana especial para vídeos divertidos e interessantes. Já passaram pelo Blog uma entreista com Rodrigo Amarante, da banda Los Hermanos, uma produção brasiliense sobre um zumbi candango, dirigida por Filipe Gontijo e Eric Aben-Athar, além de uma divertida Dica Cabrônica, produzida pela banda Los Cabrones de Sevilla (abaixo).

A imagem da semana já entrou no clima das férias, com uma de nossas fotógrafas, Thaíse Torres, enviando fotos diretamente de Wisconsin Dells, nos Estados Unidos (ao lado, "Luz, sombra e GELO"). No último dia 13, foi decidido que a partir de março de 2007 os atuais repórteres Ânderson Corrêa e Felipe Néri tomarão a frente do Blog, substituindo os atuais editores. E é assim que o Blog do Cacom se despede do ano, renovando o fôlego para continuar noticiando tudo o que acontece dentro e fora do campus da UnB.

Feliz 2007! Nos encontramos ano que vem!



Apuração e textos da Retrospectiva 2006: Ana Elisa Santana e Gabriel Castro

Nenhum comentário: