Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Ultra_Som

por Carolina Martins e Carolina Menkes
foto: Carolina Martins

Um adolescente de 14 anos, morando na capital do rock nos anos 80; presenciou a consagração nacional das bandas roqueiras da cidade, que invadiram todas as rádios, festas e palcos. “Mas eu não gostava tanto assim de ‘rock Brasília’ nem de ‘rock Brasil’. Eu tava de saco cheio daquilo tudo; eu queria ouvir outras coisas”. E foi assim que Pedro Tapajós, dj de música eletrônica há 19 anos, começou a discotecar em festinhas pequenas de amigos. “Eu nunca aprendi a tocar, desenvolvi meu próprio método”, diz. Mas recebeu orientação de grandes dj’s da época, como Mário Bethoven, DJ Celsão e DJ Felipe, que o apresentaram ao hip-hop underground e ao mundo black.

Atualmente, compõe a dupla Isn’t & the Six junto com André Costa. Mas tudo começou em 1991, quando os dois se conheceram na UnB e Pedro apresentou o cenário eletrônico ao amigo. Por não gostarem de nada fixo, mudam constantemente de nome. Começaram com como LSDJ e PHDJ, depois Pedrinho e André e agora, dependendo da festa, criam identidades filosóficas como As Noivinhas, Os Cafajestes ou As Viuvinhas, sempre com o intuito de divertir o público. “É interessante brincar com o nome e a popularidade”, afirma Pedro.


Pedro Tapajós: “Toco pelo prazer que me dá, não pelo dinheiro".

A dupla não possui equipamentos próprios, o que os interessa é ter as músicas e os discos, até porque, Pedro não considera a discotecagem um emprego. “Toco pelo prazer que me dá, não pelo dinheiro. É uma maneira de me expressar artisticamente, aquele instante fugaz de algumas horas é a minha obra de arte”.

Com seu modo bem característico, tocam músicas pra dançar, em sua maioria eletrônica, com batidas fortes, mas com partituras diferentes e sempre com muito humor. Além disso, mantêm a tradição da década de 60 de conversar com o público e valorizam a questão da imagem, os cenários e a encenação.

Sem o costume de ensaiar, Pedro e André não preparam “set list”; eles selecionam as músicas de acordo com o ritmo do público. “Pra mim um macaquinho treinado mixa, mas saber escolher a música pra fazer explodir tudo é uma história bem diferente”.

E se você ficou curioso e quer conferir o som do Isn’t & the Six, os dois tocarão no InterSom – festa de encerramento do Intercom –amanhã, no clube da Apcef.

Ultra_Som é a nova coluna do Blog do Cacom e abordará o cenário musical de Brasília em todos os âmbitos: eventos que estiverem ocorrendo na cidade, shows, bandas novas, independentes, famosas ou não, nos diferentes estilos musicais.
Quinzenalmente tentaremos mostrar um pouquinho do que acontece, musicalmente, na capital do país. Sugestões são sempre bem vindas!

Nenhum comentário: