Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 9 de novembro de 2006

A volta das vans

Proibidas de circular desde quinta-feira passada, as vans (populares “lotações”) têm o seu retorno previsto para amanhã
por Edson Jr.

Nesta quarta-feira, a Unicoop (União Central de Cooperativas dos Transportadores Autônomos e Alternativos), cooperativa do Sistema de Transporte Público Alternativo de Condomínios (STPAC), ganhou uma liminar na justiça para que parte de sua frota de transportes alternativos volte ao trânsito.

A decisão de acato foi feita pelo juiz Esdras Neves de Almeida, da 6ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, na noite de ontem quando foi possibilitada a circulação a partir de amanhã para os proprietários de van que possuem registro anterior a julho de 2004. Numericamente, equivale a cerca de metade do total de permissionários do STPAC.

No entanto o retorno ocorreu antes. Ainda hoje, por volta das quatro e meia da tarde, algumas vans já recomeçaram a circular. O motorista de uma das vans da Unicoop, Cristiano Rocha da Silva, disse que a Cooperativa vai entrar com uma ação para ressarcimento de perdas devido aos dias parados e aponta a proposta de anulação de multas pendentes dos transportes alternativos da organização como outra alternativa.

A informação oficial atesta que a proibição foi feita semana passada. Mas, segundo Cristiano da Silva, as vans foram retiradas de circulação neste domingo por volta da meia-noite. Ricardo Rodrigues, cobrador de "lotação" há três anos, afirma: “Os empresários queriam derrubar a gente, mas não conseguiram”.

Nenhum comentário: