Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Invasão Latina

Aulas de Salsa movimentam o ICC sul na hora do almoço
por Ana Luisa Soares
foto 1: Felipe Néri
foto 2: www.bsbsalsa.com.br

Há um ano e meio, o desejo de propagar a Salsa na Universidade de Brasília virou realidade. Inicialmente com uma oficina feita apenas para os colegas da Psicologia, Bruno Bandeira de Mello Barros, 23 anos, iniciou sua carreira de professor de dança de salão. Hoje, tem orgulho do resultado de sua iniciativa. Mais de 60 alunos universitários participam das aulas todos os semestres, além de professores e pessoas sem vínculo com a UnB.

Não falta animação nas aulas no anfiteatro 4

A Salsa é um ritmo que nasceu nos campos do oriente cubano. Em meados do século XVIII, recebeu influência hispânica e, principalmente, africana. Mas, foi graças à presença francesa que a Salsa obteve a característica de ser dançada aos pares. Atualmente, está conquistando dançarinos por todo o mundo.

A idéia de abrir um espaço para o ritmo latino na Universidade só tem formado mais apaixonados pela Salsa. Com apenas um mês de aulas, Paloma Biorno Baltoré, 8º semestre de matemática, se alegra ao falar sobre a dança. “Antes só tinha contato com o Forró quando saía à noite”, afirma. “Vim por causa de um amigo, e estou adorando as aulas de Salsa”.

A programação das aulas é destinada ao público universitário. Segundas e quartas, no anfiteatro 4, a oficina atende alunos que querem começar a dançar Salsa. Terças e quintas são reservadas para quem já teve uma iniciação na dança e quer aprender mais. Devido aos ensaios da Serenata de Natal, as aulas de dança desses dois dias foram transferidas para o anfiteatro 7.

Além do espaço privilegiado, Bruno dispõe de uma equipe de monitores. São antigos alunos que ajudam durante as aulas tirando dúvidas e passando a experiência adquirida anteriormente. Os mesmos formam o grupo de dança Los Clandestinos que já se apresentou no Congresso de Salsa de Brasília, realizado em agosto deste ano, e na Noite Latina do Iate Clube.

Apresentação dos Los Clandestinos no Congresso de Salsa de Brasília

Além das aulas, os monitores organizam bailinhos e sempre combinam de sair para dançar. As casas noturnas mais recomendadas de Brasília são Café Cancun e Caribeño.

?Dónde bailar?
Café Cancun:
Quarta-feira, a partir das 21h
Shopping Liberty Mall, 2º andar
Caribeño: Sexta-feiras, a partir das 22h.
Setor de clubes sul
Trecho 01, lotes 01/04, Clube ASEEL

Nenhum comentário: