Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 7 de novembro de 2006

Entrada no mercado de trabalho

Estágios são oportunidade de conhecer melhor a profissão e aprimorar os conhecimentos
Texto e foto: Felipe Néri

Não apenas de livros se faz a formação de um universitário. Além da pesada carga de estudo, os estudantes que querem garantir o seu espaço na profissão que escolheram seguir necessitam, também, de prática. E um excelente meio de estabelecer esse contato inicial é através do estágio.

Regulamentados pela lei 6.494/77 e pelo decreto 87.497/82, os estagiários não possuem vínculo empregatício com as empresas. No entanto, o conhecimento adquirido ao estagiar garante ao graduando uma boa noção da área em que deseja atuar. E alguns já são contratados logo após o término do curso.

Para Mariana Rocha, supervisora comercial da área de estágios do Instituto Fecomércio (IF), é necessário que o estudante tenha consciência de que o mais importante é o aprendizado. “Muitos se preocupam só com a bolsa ou a carga de horas que precisam cumprir”, ressalta. De acordo com Mariana, os cursos com maior oferta de estágio são Administração e Comunicação Social, além de cursos técnicos, já que a busca por parte dos estudantes costuma ser menor.

O estudante William Moreira, aluno do 7° semestre de Contabilidade na UniDF, vê o estágio como uma oportunidade para se atualizar e ser efetivado no mercado de trabalho. Após largar um emprego de dez anos, William decidiu procurar um estágio por causa da possibilidade de trabalhar menos. “A bolsa que receberei será menor que o meu antigo salário, mas terei mais tempo para descansar”.

Já Lucimar Schelgshorn, formada em Educação Física pela Universidade de Brasília, considera que o período em que estagiou foi extremamente corrido. O fato de a UnB ter a grade aberta dificultou um pouco para ela conciliar o estágio com a Universidade. Mas Lucimar não se esquece da importância que isso teve na sua formação, e pondera: “Além de atuar diretamente na minha área, eu tinha um acompanhamento”.

Luciana Schelgshorn estagiou por um ano e garante que é mesmo necessário

Os alunos da UnB que estiverem à procura de estágio podem contar com o apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional (CDAP). A CDAP possui convênio com empresas que ofertam estágios, e as vagas costumam ser divulgadas no portal da Internet. Contudo, alguns estudantes se queixam da falta de participação da UnB nesse processo. David Moreira, recém-graduado em Educação Física, acredita que o órgão da Universidade responsável pela busca por estágio deveria contribuir mais: “A UnB não acompanha o aluno no estágio”, critica.

Vale um alerta para os que planejam começar a estagiar. Muitas empresas se aproveitam da mão-de-obra barata do estagiário e deixam de contratar funcionários. A cautela passa a ser um pré-requisito na hora da buscar a empresa ideal, para que o estudante não acabe se tornando um “escraviário”.

Nenhum comentário: