Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Retrospectiva 2006

A partir de hoje, você vai poder relembrar a trajetória do Blog do Cacom ao longo de 2006. Até o dia 31, a nossa retrospectiva vai destacar tudo o que marcou este ano. A cada dia, três meses serão relembrados. Hoje, você acompanha o que aconteceu de janeiro a março.

Janeiro

Nascido em setembro de 2005, o Blog do Cacom ganhou novo fôlego no primeiro mês de 2006. A partir de janeiro, o Blog passa a ter uma equipe fixa, com reuniões semanais de pauta.

Praticamente todos os repórteres pertenciam ao 1º e ao 2º semestre. Guilherme Rocha assume o posto de editor do BC. A primeira matéria feita pela nova equipe, assinada por Juliana Braga e Ana Araújo, esclareceu um mistério: onde havia ido parar a xerox da FA?

Janeiro também foi o mês em que o P-sol apresentou-se oficialmente à comunidade da UnB. O Blog do Cacom estava lá. As filas enormes para o cadastro de reserva do Cespe também foram assunto de reportagem. O primeiro mês do ano também foi marcado pelo início da cobertura do Movimento do Passe Livre, que iria avançar ainda por muitas semanas.


O desafio era produzir conteúdo para que o blog pudesse ser atualizado diariamente. A página começava a ganhar um padrão, mas muitas mudanças ainda iriam ocorrer. O Blog do Cacom fazia parte da equipe de Imprensa do Cacom, que contava ainda com um jornal impresso (o atual Foca) , uma mini-agência de divulgação (Portfolio), e o programa de rádio Sem Antena, transmitido pela Ralacoco.

Fevereiro

Em fevereiro, o Blog entrevistou Rodrigo Dantas, que acabara de deixar a presidência da Adunb (associação que representa os professores da UnB). Dantas anunciou que seria candidato nas eleições de outubro, possivelmente a governador (mas acabou candidatando-se ao Senado).

Também foi assunto no BC a pintura das fachadas dos CAs: a Prefeitura do Campus apagou as identificações dos Centros Acadêmicos do ICC. Sobraram críticas, e a polêmica persiste até hoje. E não foi a única: noticiamos que os estudantes de psicologia precisaram pagar quase 9 mil reais por um jardim destruído.

O BC também noticiou o anúncio do lançamento do campus de Planaltina, que realizaria seu primeiro vestibular.

Nesse mês, o Blog do Cacom passou a ter suas primeiras colunas: a quarta-feira passou a ser o dia do Futebol, sob responsabilidade de Vitor Matos. Às sextas, Marco Prates e Thaise Torres se revezavam na Coluna de Cultura. Fevereiro também foi o mês do primeiro ombudsman do blog. A partir de então, ele passaria a ser quinzenal.

Março

O mês de março do Blog já começou com um assunto polêmico: as câmeras instaladas pelo campus da UnB, que são para alguns, medidas de segurança, enquanto outros as consideram invasão de privacidade.

A polêmica prosseguiu na denúncia feita na matéria entitulada "Heloísa Helena: 'Meu Amigo Terrorista'", na qual o então repórter Gabriel Castro narrou sua experiência ao tentar entrar em contato com o partido da Senadora para esclarecer sua suposta ligação com Achille Lollo, condenado a 18 anos de prisão na Itália por causa do episódio que ficou conhecido como Rogo di Primavalle (incêndio de Primavalle).

O texto foi publicado em diversos outros sites e até hoje é motivo de discussão. Foi no mês de março também que o BC publicou o seu primeiro editorial, que mais tarde passaria a ser quinzenal, e Gabriel Castro se tornou co-editor.

Nenhum comentário: