Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

PSOL na UnB

Dirigentes do partido expõem suas idéias em anfiteatro lotado
por Gabriel Castro e Marco Prates

Hoje deputados e ativistas afiliados ao PSOL, Partido Socialismo e Liberdade, fundado em 2004 por ex-petistas, fizeram seu Ato Político de Lançamento na UnB, no anfiteatro 9.

Estiveram presentes os deputados federais João Babá (PA), João Alfredo (CE), Maria José Maninha (DF) e a presidente do partido, senadora Heloísa Helena (AL); representando a UnB estavam Rodrigo Dantas, presidente da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), Rogério Marzola, membro do Sindicato dos Servidores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB) e Fábio Félix, aluno de Serviço Social. Luciana Genro, líder da Bancada do PSOL na Câmara, não pôde comparecer por estar em votação no Congresso Nacional.

O ato, além das críticas ao governo Lula, tratou de assuntos relativos à universidade como a verba destinada às instituições federais e o suposto partidarismo de algumas instituições estudantis. Sobressaiu-se a declaração de Fábio Félix sobre atuação do PSOL junto às minorias, ao propor a união de todos a fim de parar o movimento tucano presente tanto no DCE (representante dos estudantes da UnB) quantos nos Centros Acadêmicos. Babá, professor licenciado da UFPA, lembrou do orçamento de 7 bilhões destinados às universidade públicas de todo o país que, segundo ele, é insuficiente se considerado que a maior parte já é gasta com o pagamento dos professores e servidores.

O deputado João Alfredo respondeu ser necessário nas universidades brasileiras o debate com livre expressão de cada cidadão interessado em política ou em partidos específicos, seja lá o PSOL, PSDB ou PT. Não quis se adiantar quanto a uma proposta de seu partido junto às universidades públicas, mas ressaltou que se trata de um terreno muito fértil onde ainda há uma desacomodação e certa rebeldia que foi muito útil ao PT em seu surgimento, momento no qual o próprio deputado se filiou ao Partido dos Trabalhadores.

A chegada (atrasada) da senadora Heloísa Helena foi acompanhada de palmas e ovações, assim como seu discurso, o último, com críticas ao governo Lula e a exaltação do socialismo como forma mais justa para construção de “um país melhor”. A senadora ainda confirmou sua candidatura à presidência da República.

Segundo Éster Cleane, voluntária do partido, o PSOL conseguiu por volta de 100 novas filiações até o momento do término do evento, superando as próprias expectativas.

Todo o evento transcorreu sem confusão.

17 comentários:

Anônimo disse...

"parar o movimento tucano presente tanto no DCE (representante dos estudantes da UnB) quantos nos Centros Acadêmicos"

Acho que não ficou boa essa parte: o PSDB não participa do DCE da UnB e não dirige nenhum CA. Na verdade, ele se referiu à "direita" (PC do B, PT, PPS) que participa do movimento estudantil. Tucano não é sinônimo de direitista :)

Anônimo disse...

contra burguês, baixe mp3!

Anônimo disse...

vale dizer que no DCE há uma gestão que se reinvindica autonomista, ou serja, sem ligação a partidos politicos (o que não impede de ser direitista...)

Marcelo Arruda disse...

"parar o movimento tucano presente tanto no DCE (representante dos estudantes da UnB) quantos nos Centros Acadêmicos"

Uai, tr~es diretores do DCe não assinaram ficha de filiação do PSoL?

Anônimo disse...

O Blog do CACOM corrige a matéria "PSOL na UnB" de acordo com o comentário acima do Gabriel Castro (repórter do Blog).

Anônimo disse...

"movimento tucano presente tanto no DCE (representante dos estudantes da UnB) quantos nos Centros Acadêmicos"?! direitista? c'mon, todo mundo sabe que o dce é puro pt.

Anônimo disse...

Na matéria é citado que o Deputado João Babá é do Estado do Pará. Babá era do Pará, segundo fui informado ele agora é do Rio de Janeiro. Será que é estratégia do Partido se fortalecer num grande centro ou o Babá avalia que pelo Pará não teria voto para ser eleito pelo PSOL. Se confirmada esse hipótese, quem o elegeu foi o eleitor PeTista.

Anônimo disse...

Parabéns pela sua coragem e imparcialidade.
Nos dias de hoje, é mais fácil dividir o átomo do que romper preconceitos e ultrapassar idéias pré-concebidas.
O homem só é livre quando pode pensar por si mesmo. Para isso, precisa enxergar a verdade sem as lentes dos preconceitos e conhecer todas as versões dos fatos.
Então, sejamos livres e lutemos pela liberdade.

Anônimo disse...

Parabens pelas indagações sobre a ligação do PSOL COM ASSASINOS ,pois o que vejo e que a sigla muda mas os metodos continuam os mesmos(os fins justificam os meios)e que não se deve apontar o dedo para ninquem pois quatro se viram para nos

Ângelo Rodrigues

Anônimo disse...

Meu que terrível isso!!
Preferem os ladrões petistas ao P-SOL, limpo de toda essa merda no governo Lula.
Vocês merecem ser roubados, como não existem nada sobre corrupção da senadora Heloisa Helena, começam fazer ligações com o italiano, só porque ele publicou um artigo no P-SOL, de SP, ainda.
Cara só por que ela não deu entrevista, vocês estão difamando?
Que podre!!
QUANTO RECEBERAM DO PT?
EU QUERO DIZER O MENSALÃO?

Anônimo disse...

Vai ver foi esse italiano que ajudou Eloisa a metralhar a propria casa nas Alagoas, quando estava mau numa campanha e teve essa idéia pra dar uma de perseguida e conseguir se eleger, que aliás foi o que aconteceu.
rsrsrs

Anônimo disse...

Estou com medo de não votar na HH e meu apartamento ser queimado, o que faço?

Heloisa Helene é uma cretina, quer ganhar política na base do grito. O Brasil não precisa de um político, precisa de um administrador.
Geraldo Alckmin Neles!
45!

Anônimo disse...

GERALDO ALCKMIN 45

Anônimo disse...

Esta estória do italiano, lembra aquela da mulher do Lula na campanha contra o Collor...

O PT perder tudo q tinha, sofreu na pele esse tipo de difamação e agora faz a mesmissima coisa...

É lamentável meu caros companheiros mensaleiros...

Levo Heloisa no coração, como já levei um barbudo mentiroso...

Anônimo disse...

Depois de vinte anos militando no PT (1982-2002), dos 17 aos 37 anos, ainda que na condição de militante, afastei-me decepcionado com sua atuação no governo federal. Vi com decepção ainda maior a expulsão de vários companheiros, Babá, Heloísa Helena. No entanto, não comungo dos posicionamentos da senadora Heloísa Helena, que se julga paladino da moralidade e da ética (esse filme já vimos). Não me surpreende que esteja acobertando criminoso. Afinal, são os puritanos, os que se arvoram em ser imaculados que cometem as maiores barbaridades!
Agradeço ao jovens que ousaram trazer à luz esse fato.
Luiz Augusto de Freitas Guimarães
Psicólogo
Porto Velho/RO/Brasil

Anônimo disse...

Eu não deveria ter ficado chocado com essa desequilibrada! Mas confesso que fiquei. Se ela se permite ser aliada de assassino de crianças, pode muito bem ser amiga de pedófilos! Quem pode o mais, pode o menos!
Se essa "freirinha" já não contava com meu voto, agora sim é que não vai levar mesmo!
Por ser um dever, já repassei essa informação de utilidade pública para mais de 2000 colegas aqui da empresa. Temos que estar alertas!
Ednaldo Wagner
Advogado
Curitiba-PR

blog do CACOM disse...

O último comentário, postado por algum anônimo, foi retirado do site por conter palavras muito agressivas e de baixo calão.

No comentário, o leitor questionava a diferença entre PT e PSOL e citava o seguinte link:
http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=4692

Obrigado.
Continue acessando
blogdocacom.blogspot.com