Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

Universidade na área rural

Gestão de Agronegócios e Ensino de Ciências Naturais dão a partida, no dia 17 de abril próximo, ao funcionamento do campus da UnB em Planaltina. Inscrições para o vestibular começam hoje e terminam no dia 26 deste mês
por Aerton Guimarães

Após quase quatro anos de espera, o mais novo campus da Universidade de Brasília começará a funcionar em Planaltina. A Reitoria afirma que a seleção de novos alunos do campus será realizada no dia 26 de março para que as aulas tenham início em 17 de abril, mesma data estabelecida para o campus Darcy Ribeiro.

Por enquanto dois cursos abrirão vagas, sendo 30 para o bacharelado em Gestão de Agronegócios (seis são do sistema de cotas) e 40 para licenciatura em Ensino de Ciências Naturais (dessas, oito são do sistema de cotas). No total, apenas dez professores doutores foram contratados, seis para o curso de licenciatura e quatro para o bacharelado, suficientes para iniciar o primeiro semestre dos cursos. Porém, são necessários pelos menos mais 20 professores e 20 técnicos administrativos para que o campus possa aumentar sua capacidade com a implantação de dois novos cursos de graduação, um na área de Pedagogia e outro na de Saúde.

Além disso, a intenção é fazer do novo campus a base de apoio para dois cursos de graduação à distância, o de licenciatura em Biologia (com 250 vagas) e o bacharelado em Administração (ainda sem quantidade de vagas definida). Para isso ele espera apenas a liberação de concursos por parte do MEC para contratar novos professores.

Parcerias também serão bem-vindas. A Embrapa já está sendo visada, devido à tradicional parceria com a UnB em vários projetos, para apressar a chegada da pós-graduação e da extensão em Planaltina. O diretor da nova unidade ainda não foi nomeado, porém está garantido que o campus terá o mesmo status das outras unidades acadêmicas, participando dos conselhos da UnB e ligação com os decanatos.

Enquanto isso, os outros campus da UnB, um no Gama e outro em Taguatinga/Ceilândia, encontram-se na fase de doação de terrenos. Por isso o início da construção deve demorar.

O objetivo da UnB ao implantar novas unidades fora da Asa Norte é fazer parcerias com as comunidades locais para definir as áreas prioritárias de cada região. Assim, o foco principal do ensino, pesquisa e extensão será dado de acordo com as vocações regionais, com a intenção de impulsionar o desenvolvimento do DF e regiões do Entorno.

A comunidade poderá participar ativamente da instituição por meio de um Conselho Comunitário Local, que envolverá representantes do Poder Público também, objetivando controlar a qualidade dos cursos através de críticas e sugestões. Timothy defende essa idéia, pois acredita que a comunidade é imprescindível para o bom funcionamento das atividades da instituição. Por isso o conselho deverá ter esse caráter consultivo.

Serviço

As inscrições serão realizadas apenas pela internet e até o dia 26 de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.

A novidade é o programa de inserção social, no qual os estudantes que cursaram as três séries do ensino médio em qualquer escola das cidades Brazlândia/DF, Planaltina/DF, Sobradinho/DF, Sobradinho II/DF, Água Fria de Goiás/GO, Cabeceiras/GO, Formosa/GO, Planaltina de Goiás/GO, Vila Boa/GO e Buritis/MG, terão um acréscimo de 20% em suas notas no vestibular.

Nenhum comentário: