Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

E quanto às fachadas dos CA's?

Centros Acadêmicos podem ter identificação, mas esta deve ser aprovada pela Prefeitura do Campus, que não garante pagar a conta
por Diogo Alcântara

Polêmica é a palavra que melhor descreve a atitude da Prefeitura do Campus (PRC) quanto à pintura das fachadas dos Centros Acadêmicos (CA’s) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A ação realizada no ano passado, pouco antes da greve, dividiu opiniões e criou um forte sentimento de protesto por parte dos estudantes. Contudo, após a ocupação da reitoria durante a greve, o Reitor Timothy Mulholand assinou um documento que permitiria novamente a identificação dos CA’s.

Com o objetivo de padronizar esteticamente os prédios da UnB, a prefeitura pintou com tinta cinza (cor semelhante à do concreto) qualquer outra pintura nas fachadas (principalmente com identificação de Centro Acadêmico). O ato causou uma onda de protestos, como o dos estudantes de Ciências Sociais que fizeram um cordão de isolamento para que o CA de Sociologia não perdesse sua pintura tradicional. Alguns dias depois, no entanto, todas as fachadas estavam padronizadas. Segundo o Prefeito Antônio Wilson Botelho de Sousa, a PRC vai manter os prédios da universidade sem qualquer pintura sobre o concreto.

A reidentificação dos CA’s e do DCE não poderá mais ser feita diretamente nas paredes da Universidade. Ficou acordado entre ambas as partes que serão criadas placas que poderão ser pintadas e penduradas nas fachadas. De acordo com Antônio Wilson, os estudantes devem mandar uma proposta de formato para as placas. A princípio o acordo é de que a Universidade arque com as despesas provenientes da confecção de tais placas. O prefeito disse ainda que depois que a proposta dos estudantes for entregue e mais tarde aprovada, a prefeitura fará um levantamento de preços. Mas, de acordo com a prefeitura, após levantar os custos, não é garantido que a universidade pagará esta despesa. “Vamos levantar os custos” afirmou o prefeito “e só depois veremos quem é o pai da criança”.

MOTIVO DA PADRONIZAÇÃO

As opiniões da prefeitura e dos estudantes são divergentes. Para um estudante que se identifica como Chico, a atitude foi uma provocação aos alunos, uma afronta a sua autonomia. Em contrapartida, a prefeitura explica que a idéia de padronizar agora é a de evitar conflitos posteriores em caso de reformas que possam danificar as identificações.

DISCREPÂNCIAS

Quando o assunto é regras para a nova identificação dos CA´s e do DCE (criação das placas) o desencontro de informações é nítido. Por um lado o prefeito afirma que não foi informado oficialmente de nenhuma regra, está à espera de um informe oficial dos alunos.
Porém, segundo o DCE, uma comissão formada pelos CA’s, pela Diretoria de Esporte Arte e Cultura (DEA) e pela Prefeitura redigiu uma minuta que contém todas as regras e medidas para a implantação de tais placas que será entregue ao CEB (Conselho de Entidade Base). O documento pode ser acessado no site do Diretório [www.unb.br/dce].

3 comentários:

Anônimo disse...

Matéria bastante esclarecedora... A prefeitura primeiro diz uma coisa e depois outra? ...

Anônimo disse...

Outra coisinha! Qual é a data final de entrega dos projetos de fachada.. se é que eles vão recebe-los, finacia-los ou seja lá o que for!

Anônimo disse...

A Prefeitura do Campus não determinou nenhum prazo de entrega dos projetos para as fachadas dos CAs.