Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 2 de março de 2006

Para dar aquela espiadinha...

A instalação de câmeras de segurança na UnB consegue apoio de boa parte dos alunos, mas alguns ainda acham que isso é invasão de privacidade
por Camila Louise e Thaíse Torres
fotos de Thaíse Torres

Uma das câmeras instaladas no campus


Desde o primeiro semestre de 2005, a UnB passa por um processo de melhoramento da segurança interna. Desde este período, sensores podem ser vistos pela reitoria da universidade. Mas o processo não pára por aí. Ele foi fracionado e câmeras de segurança e sensores serão colocados em toda a extensão da universidade.

Por enquanto, apenas os prédios do ICC (Minhocão), Reitoria, Faculdade de Tecnologia e as proximidades do CESPE receberam essa contribuição. Além destes, o período noturno da universidade tem recebido uma atenção maior. Após as 23 horas, os portões que limitam os prédios são fechados, permitindo a passagem do estudante apenas mediante identificação ou autorização.

Segundo o diretor do Departamento de Serviços Gerais (DSG), Weglisson Medeiros, esse novo planejamento inclui o treinamento de homens para vigilância e monitoramento 24 horas das câmeras e sensores. E, ao contrário do que alguns pensavam, “não haverá demissões já que é necessário homens para acompanhar e também solucionar os eventuais problemas apontados pelos equipamentos.”

Weglisson Medeiros, diretor do DSG


Antes desta instalação, ocorreram reuniões com os representantes dos Centros Acadêmicos (CAs) das faculdades afim de esclarecer a intenção do projeto. E o que tem agradado é que boa parte dos estudantes tem reconhecido a sua necessidade. Para Pedro Brandão, 19 anos, e Lavir Souza, 20 anos, estudantes de Ciência da Computação, o bom da câmera é que ela tem ação inibidora, mas sentem ainda que alguns lugares, como o LInf (Laboratório de Informática), precisam de maior controle na segurança. Segundo eles, o acesso ao Laboratório é controlado apenas por uma assinatura em uma folha de registros. “É só você colocar CIC (Ciências da Computação) depois do seu nome que você entra numa boa.” Eles reclamam ainda de uma excessiva burocracia na entrada da universidade durante os finais de semana.

Portões no ICC


Há também alguns alunos que não concordam com a instalação de câmeras, alegando ser uma invasão de privacidade. Isso confirma a idéia de que é impossível agradar a todos. Para todo o resto, fica o convite para dar aquela espiadinha...

Nenhum comentário: