Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 10 de julho de 2007

Ombudsman

A cara do Blog do Cacom
Thaïs de Mendonça Jorge


O que são os blogs? Lembrando o que diz Salaverría em "Redação Jornalística na internet", os blogs ou weblogs são “publicações individuais ou grupais na web nas quais, de maneira cronológica mas sem periodicidade estabelecida, o autor ou autores publicam notas e artigos”. Os blogs começaram como diários pessoais – e muitos persistem com essa característica –, mas evoluíram para algo mais próximo dos sites.

É o caso do Blog do Cacom que, ao procurar estabelecer uma periodicidade para a atualização, se aproxima da mídia de origem (a impressa), embora mantenha as outras funções do espaço na internet: os posts, comentários dos leitores, a paginação vertical, reduzidos recursos gráficos. São maneiras de tornar a edição mais ágil e isso é o que os blogs devem perseguir: a agilidade, não só na colocação de matérias no ar, como no próprio conteúdo delas.

Chegamos aqui ao ponto. Uma vez que o Blog do Cacom já caminha para uma normatização da escrita e já está pensando em ter seu próprio Manual de Redação, agora pode cuidar desta questão fundamental para conseguir credibilidade junto a seu público – o ritmo e a atualidade dos assuntos. Neste momento, o Blog do Cacom precisa reafirmar a identidade. A iniciativa de criar uma seção de “Pílulas” é interessante para trazer interatividade.

Trata-se de um blog representante de uma comunidade, a dos alunos da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB). Ou, mais especificamente, os estudantes representados pelo Centro Acadêmico da Comunicação. É necessário fazer uma reflexão, para tanto algumas indagações podem ser úteis: Que alunos o Cacom representa? Quantos estudantes o Cacom atrai? Por que nem todos os representados freqüentam o Cacom? O que o Cacom oferece (além do blog) – sinuca, mesas, cadeiras, ponto de bate-papo? Isso é suficiente?

Todos nós temos consciência dos problemas atuais com a participação estudantil em atividades políticas. O Congresso da UNE também abordou essa velha temática. Mas se centrarmos nosso foco no Cacom, teremos um microcosmo que pode muito bem encontrar num weblog um lugar para reunião de idéias e discussão de assuntos comuns, para o benefício de todos.

Então, há uma série de pautas que podem ser deslanchadas, a fim de trazer mais estudantes (e outros leitores, uma vez que a internet, nesse caso, é pública e gratuita):
  • Perfil dos estudantes de Comunicação da UnB – Quem são? O que querem? O que esperam do curso?
  • Representação estudantil do Cacom – Quantos estudantes votaram na última eleição? Por que a maioria não foi às urnas?
  • O que é a FAC – Como a nova direção, que tomará posse em agosto, pretende começar a gestão? Quais os primeiros passos?
  • Os funcionários – Eles estão em greve, mas trabalhando. Que papel os servidores exercem em todos os departamentos da UnB, em especial os da FAC?

    Bem, são algumas sugestões de assuntos, para não ficar no rame-rame diário. Há muitos temas que, tenho certeza, interessam aos alunos da Comunicação e que não estão contemplados na grande imprensa.


  • Confira o primeiro texto da ombudskvina publicado.

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