Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sexta-feira, 13 de abril de 2007

Admissão

UnB recepciona alunos estrangeiros

Integrar e familiarizar os estudantes à comunidade acadêmica e à cultura brasileira são as metas mais importantes da Universidade para o público estrangeiro
texto e fotos: Mayara Reis e Juliana Nogueira


Em momento de interação, alunos de várias nacionalidades dançam ao som do souku.

Ontem, 12 de abril, a Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB promoveu no Centro Comunitário a 16ª edição do Programa Bem-Vindos. Na ocasião, cerca de metade dos 122 novos alunos estrangeiros - público presente - ouviram depoimentos de compatriotas e orientações das autoridades. Além disso, participaram de apresentações culturais e finalizaram a solenidade com um coquetel.

Segundo os organizadores, o objetivo do evento foi integrar os alunos, além de facilitar o contato entre os estrangeiros e oferecer informações sobre essa condição no Brasil, sobretudo em relação aos procedimentos e prazos estipulados pela Polícia Federal.
A maior parte dos novatos é originária da Guiné-Bissau, de Cabo Verde e da Colômbia. A UnB tem por volta de 450 estudantes estrangeiros, admitidos por meio de convênios firmados com diferentes universidades. As formas de ingresso mais comuns são a matrícula-cortesia, concedida aos familiares de funcionários das embaixadas, e o Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G). Os cursos mais procurados são Relações Internacionais e Ciência Política.

Da esquerda para a direita: Leila Chalub – DEX, Edgar Mamiya – Vice-Reitor, Timothy Mulholland – Reitor, Márcio Pimentel – DPP.

Discursos
Os representantes da UnB enfatizaram o compromisso da Universidade em integrar os estudantes estrangeiros à comunidade acadêmica e promover um espaço de troca de conhecimento tolerante e pacífico. No entanto, o atentado do dia 28 de março não foi expressamente mencionado. O vice-reitor, Edgar Mamiya, contou sua experiência como descendente de japoneses e usou a variedade de sobrenomes na mesa para demonstrar que o “Brasil é o país das diferenças e do respeito a elas”. Por sua vez, o reitor, Timothy Mulholland, reconheceu os defeitos e problemas da UnB, embora a busca pela democracia seja um ideal permanente.
O diretor da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), Rubens Mota, levantou a questão dos alojamentos da CEU. Segundo ele, 5% das vagas são destinadas aos estrangeiros de baixa renda, porém novos critérios de seleção serão definidos.

Direitos e Deveres
Os estudantes devem ficar atentos aos prazos de regularidade. Essa foi a mensagem do representante da Secretaria de Imigração da Polícia Federal, José Donizete Moreira. Ele explica que os alunos têm "muitos direitos e alguns deveres", entre eles o de portar uma carteira de identificação. Entretanto, alguns questionam a validade desse método. É o caso de Helmer Dinis Sequeira, do 8º semestre de Ciências Sociais. O estudante acredita que o documento gera dúvidas de autenticidade por ser somente uma tira de papel sem aparência oficial. Ele espera esclarecimentos da PF.

Nenhum comentário: