Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 29 de março de 2007

Compromisso com o meio ambiente

UnB lança Núcleo de Agenda Ambiental
por Ana Luisa Soares

O Decanato de Extensão comemorou ontem, no auditório da Reitoria, o início das atividades do Núcleo de Agenda Ambiental. Com o lema “Nossa resposta faz a diferença”, a UnB propõe à comunidade universitária e brasiliense uma nova postura em relação à situação ambiental.

As atividades de extensão realizadas pela UnB são bem sucedidas. O projeto Educar Dançando é um exemplo disso. Integrado por crianças de Samambaia, Varjão e Vila Estrutural, eles se apresentaram para alunos, professores e funcionários da UnB. O sucesso do grupo dura há mais de dois anos. Em sua 3ª edição, o Projeto conta com oficinas, atividades culturais, visita a museus e apresentações públicas. “É o trabalho universitário se expandindo”, declara a decana de Extensão, Leila Chalub. As crianças aprendem brincando, aumentam a auto-estima e perdem a vergonha frente a outras pessoas.

Coordenado pela professora Vera Lessa Catalão, o projeto em favor do meio ambiente também é uma iniciativa do Decanato de Extensão. O desafio é expandir o Núcleo e criar um fórum interdisciplinar permanente na Universidade. Estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas poderão trabalhar com a temática da educação ambiental. “O projeto para uma agenda ambiental já é antigo. O documento Agenda 21, produzido na Conferência das Nações unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, Eco-92, no Rio de Janeiro, abriu a mente brasileira acerca do meio ambiente”, explica Lessa. “Finalmente iniciamos o projeto. Contamos com a ajuda de todos para construir uma sociedade verdadeiramente sustentável”, conclui.

Nenhum comentário: