Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

UnB nas Satélites

Chegada da UnB ao Gama fortalece a esperança dos alunos de baixa renda de estudarem em uma universidade pública. Estudos socioeconômicos das áreas atendidas definirão os cursos mais apropriados a serem implantados
por Ânderson Corrêa

Ao som do Hino Nacional, o reitor da Universidade de Brasília, Timothy Mulholland, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, abriram a solenidade de inauguração da pedra fundamental do campus da UnB no Gama, ontem.

A meta é fomentar o desenvolvimento do DF e Entorno por meio da expansão. O primeiro passo foi dado com a criação da UnB Planaltina, que abre semestralmente 60 vagas em dois cursos de graduação: Gestão de Agronegócios e licenciatura em Ensino de Ciências Naturais. Ainda existe carência de professores e servidores. Segundo Mulholland, serão necessários mais 15 docentes só para atender esses cursos. Para inserir outros e explorar completamente o potencial do campus, estima-se 150 docentes. O Governo Federal disponibilizou R$ 9 milhões, valor quatro vezes maior do que foi investido em Planaltina, para construção dos novos campi.

Apesar de a previsão de funcionamento ser para 2008, as atividades acadêmicas serão iniciadas imediatamente. “Nós vamos começar as atividades de extensão a partir de março no prédio antigo do Fórum do Gama”, afirmou Mulholland. Uma boa parte dos alunos que cursam Administração à distância pela UnB mora na cidade, o que facilitará o aspecto presencial do atendimento do novo campus. Mulholland diz ainda que as novas instalações são ideais para oferecerem cursos no modelo da Universidade Nova, embora isso seja uma discussão paralela.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, assegura que os representantes das diversas legendas políticas estão irmanados em torno da Educação porque entendem que o Brasil deve dar um “passo generoso” com o país. “Assim como nós empunhamos bandeiras que se tornaram consensuais, como foi a bandeira da democratização, da estabilidade monetária, hoje temos uma bandeira a empunhar que une muitos brasileiros: a da educação”, declarou Haddad.

A preocupação com a qualidade do ensino nas escolas públicas do DF também marcou os discursos da equipe de governo. A secretária de Educação, Maria Helena Guimarães Castro, detectou grave distorção idade/série no Distrito Federal. Ela pretende oferecer aos alunos mais velhos a oportunidade de estudarem na modalidade EJA (Ensino de Jovens e Adultos) , e paralelamente oferecer cursos profissionalizantes. Com relação aos alunos em idade regular, a secretária planeja realizar um trabalho direto com as escolas e diretorias regionais. Cada escola terá um projeto específico que explore suas características. Mas a meta principal é investir pesado no ensino de ciências e tecnologia, que, segundo ela, é o modelo adotado nos países desenvolvidos e insuficiente no Brasil. “Quem sabe não teremos um prêmio Nobel do Gama?”, indagou.

Saiba mais

A UnB Gama estará logo à entrada da cidade, próxima ao setor industrial. O reitor Timothy Mulholland acredita que isso já foi estrategicamente pensado pelos pesquisadores para implantar cursos de Engenharia e outros do campo tecnológico-científico. Os recursos para início das obras já estão em caixa, dependendo apenas dos trâmites burocráticos para que as instalações fiquem prontas até 2008. A área destinada ao campus é de 71,5 hectares, sendo que o prédio principal, de dois pavimentos, ocupará 3.692,47m2. De início, serão cinco cursos de graduação, e a expectativa de vagas é de 200 a 600 por ano.

Nenhum comentário: