Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Cidadania através de Rádio Comunitária

Alunos de Comunicação Comunitária da UnB fazem Rádio Rua no Varjão
por Ligia Borges
fotos: Jairo Faria


Um grupo de alunos da UnB promove rádio nas ruas do Varjão todas as tardes de domingo junto com meninos da comunidade. Com muita disposição, eles encontram um grupo de jovens do Varjão, e bem no meio da rua começam a montar os equipamentos para fazer a rádio. Sem estúdios, sem aparelhos de última geração, sem gravações, sem transmissões, a Rádio Rua do Varjão é feita ao vivo com a participação de todos. Para se proteger das intempéries do tempo, o grupo comprou uma tenda que foi adquirida com o lucro de um bazar realizado na comunidade.

Os equipamentos utilizados na Rádio são emprestados pela AOPA (Associação Olhos D’Água de Proteção Ambiental), que realiza uma série de oficinas e atividades culturais com os jovens moradores do Varjão. Esses meninos participantes da rádio são os autores da programação. Eles é que comandam os microfones. Os jovens da UnB apenas os orientam, e dão uma força para preencher as lacunas quando há necessidade. Segundo o grupo de estudantes, a rádio não é feita para eles, mas para a comunidade, daí a importância em deixar os meninos bastante livres para expressar seus pensamentos e gostos.

No início a rádio não chamou muito atenção dos moradores, mas mesmo assim o grupo não desistiu. Depois de duas tentativas frustradas, em virtude da chuva, os meninos se soltaram, mudaram de local e a realização da rádio na quadra de esportes, espaço mais movimentado, foi um sucesso. Nesse dia a comunidade participou, grupos de break e música gospel se apresentaram. As pessoas encontraram um espaço para manifestar suas opiniões publicamente. Para os meninos, a rádio, além de ser um local para debates, é também uma opção de lazer, já que não há muito o que fazer nas tardes de domingo no local. "A rádio é um incentivo. As pessoas já estão perguntando se vai ter todo domingo”, conta Fábio França, professor de break e participante.

A rádio já faz parte da comunidade e sua programação é utilizada para divulgação de atividades que acontecem no espaço. O II Lazer do Varjão, evento que reuniu vários grupos musicais, aconteceu em parceria com a Rádio Rua. "Eu acho que a rádio tem um grande potencial para as pessoas se organizarem. É importante porque, além de promover o debate, também produz capital social com o encontro dos dois mundos”, ressalta Juliana Mendes, estudante de publicidade já formada que participa do projeto há 2 anos e meio.

O grande desafio do grupo agora é dar continuidade ao projeto durante as férias da Universidade, pois algusn dos participantes vão viajar.


Reportagem originalmente escrita para a disciplina Técnicas de Jornalismo.

Nenhum comentário: