Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Privilégios estrangeiros

Estudantes de outros países ingressam na UnB por alternativas além do vestibular
por Naiara Leão e Tchérena Guimarães

Um dos aspectos que faz da UnB uma universidade tão interessante e única é a diversidade da comunidade acadêmica. Ao andar pelo campus, encontramos pessoas de etnias variadas, pois a Universidade oferece programas que possibilitam o ingresso de estrangeiros.

Além da forma tradicinal de ingresso pelo PAS, tranferência ou vestibular, os estudantes estrangeiros também contam com intercâmbio, matrícula cortesia e Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PECG) .

No programa de intercâmbio, o estudante de uma universidade ou organização internacional conveniada pode vir cursar até dois semestres do curso que fazia em seu país de origem, passando antes por um processo de seleção, no qual é necessário ter um bom conhecimento da língua portuguesa. Para ficar mais de dois semestres, o estudante pode fazer um requerimento no Brasil, que pode ser aceito ou não. O mesmo acontece com estudantes brasileiros que pretendam estudar no exterior. Atualmente, 23 alunos estrangeiros estão na UnB e 43 discentes da UnB estão em intercâmbio no exterior.

A matrícula cortesia atende a dependentes legais de funcionários do corpo diplomático. É prevista na Constituição Federal e nos tratados internacionais. Alguns consideram esses programas regalias, como a possibilidade de escolha de cursos diferentes daquele que cursava em seu país, mesmo que sejam cursos muito concorridos como Medicina e Direito. Vale lembrar que esse direito também é garantido aos brasileiros nas mesmas condições.

Há ainda o PECG. O objetivo desse programa é proporcionar um bom ensino para alunos de países em desenvolvimento para que eles voltem e possam aplicar o que aprenderam, contribuindo para o progresso local. O número de vagas é definido pelos Departamentos e apenas Medicina e Direito não estão inclusos. Caso não esteja atingindo um desempenho satisfatório no curso escolhido, o estudante pode entrar com pedido de mudança, que será avaliado pela UnB. Neste semetre há 108 participantes desse programa.

Nenhum comentário: