Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Golpe do flanelinha

Mais uma vítima da ineficiência da segurança na UnB
por Edson Jr.

Hoje pela manhã, o carro de Ivoneide Brito de Oliveira, secretária da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília, foi furtado no estacionamento da Ala Norte do ICC na UnB. Há anos, a proprietária do carro tinha o hábito de deixar a chave do veículo com o guardador Evandro, de sobrenome não fornecido, para que ele o lavasse. Mas hoje o “flanelinha” deu um golpe na sua antiga cliente: cedeu a chave a dois outros indivíduos – que levaram o carro – e desapareceu do campus universitário.

Ivoneide sempre deixava o carro para Evandro lavar

Ivoneide chegou à Universidade hoje às nove horas e deixou o carro para o rapaz lavar. “Pode deixar, hojé é com tudo que tem direito!” foi a resposta dele à pergunta da dona do carro quanto ao uso de aspirador. Cerca de uma hora depois, chega a notícia à secretária: um outro guardador de carro, de nome Iuri, viu as ações do colega Evandro e avisou o pessoal da segurança que, por sua vez, entrou em contato com Ivoneide. Acompanhada de alguns seguranças da universidade, ela foi ao Posto Policial dentro UnB, de onde partiram para a 2ª Delegacia de Polícia, no final da Asa Norte.

“Eu pensava que ele podia fazer isso com qualquer um, menos comigo”, lamenta Ivoneide inconformada. A UnB tem o cadastro dos flanelinhas que trabalham dentro do campus, e os dados de Evandro foram encaminhados à delegacia. Quanto aos agentes diretos do furto, nada se sabe ainda. Fato relevante que foi descoberto é que Evandro, o facilitador do crime, tem em sua ficha criminal na Polícia Militar dois anos de cadeia por roubo de carro. Esse último dado não constava na ficha do rapaz na UnB.

Entre janeiro e agosto deste ano, os furtos de veículos na UnB aumentaram 23,5%

A segurança no campus Darcy Ribeiro da UnB, que é dividida entre a equipe interna de vigias e a Polícia Militar, é alvo de fortes críticas, já que roubos e furtos como este são recorrentes. Em entrevista ao jornal Campus Online, o diretor de Transportes e Segurança da Universidade Weglisson Medeiros apontou como principais causas dos furtos a falta de policiamento e o descuido de vários estudantes. Além disso, o campus abrange uma enorme área, o que dificulta a fiscalização direta de todas as áreas.

Nenhum comentário: