Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Sabor em Pauta

Restaurante Frutilu guarda divergências quanto às preferências dos estudantes
por Cristiano Zaia

Comer bem é o tipo de coisa que sempre é bem vindo em nosso dia-a-dia. Ainda mais quando se trata de estudantes universitários, que necessitam conciliar pouco tempo com boa alimentação. O estabelecimento analisado hoje em nossa coluna é o restaurante self-service Frutilu, cujo nome, arrisco a desconhecer quem saiba. Mais conhecido por “Fundação” ou até mesmo “Foundation”, apelido carinhoso dado por alguns, o restaurante fica ao lado da Fundação. E há vinte anos vem garantindo o almoço de estudantes da UnB e outros. Os proprietários Valtecir Gomes e Rosidalva Silva sempre estão a postos diariamente, de segunda a sexta, das 11h às 14:30h, para atender o grande público. “Nosso ponto forte é e sempre foi o churrasco”, diz ela.

Inicialmente lanchonete que vendia refeições apenas em pratos feitos, o local tornou-se rapidamente restaurante self-service, oferecendo refeições, sucos naturais, refrigerantes e churrasco. O movimento de pessoas é grande e após o horário do meio dia as filas são consideráveis. As refeições são vendidas a R$9,89 o kilo. Os sucos, a R$0,70 cada.

No entanto, Rosidalva aponta o período das férias como o grande vilão de seus negócios, época em que o fluxo de pessoas cai bastante. Segundo ela, as quintas-feiras são o pior dia da semana em matéria de movimento. Apesar disso, ela constata que o restaurante é bem aceito pelo público, que tem o grande espaço com muitas mesas e assentos à disposição.



O restaurante, que conta com 8 funcionários entre cozinheiros, garçons e balconista, não oferece refeições à la carte. “Não temos cozinha para isso”, afirma a proprietária. O Frutilu oferece 10 tipos de saladas, arroz, feijão, massas que variam entre lazanha, estrogonofe, panqueca, além do famoso churrasco, que pode ser de contra-filé, alcatra, maminha, colchão mole, frango e lingüiça.

Alguns estudantes provaram da refeição e opinaram a respeito:

Janaína Lima, mestranda de Engenharia Civil
Refeição: Churrasco, arroz, feijoada, salada e farofa
Avaliação: “A comida é bem diversificada e gostei do churrasco”
Nota: 8,0

Leonardo Dréia, estudante de Geografia
Refeição: Alface com cebola, feijoada e lingüiça de frango
“Avaliação: A feijoada não estava das melhores, mas a Coca-Cola estava boa” (risos)
Nota: 3,5

Ana Carolina, estudante de Enfermagem
Refeição: Feijoada, macarrão e frango
Avaliação: “É comestível, dá para matar a fome”
Nota: 5,0

Nenhum comentário: