Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sábado, 9 de setembro de 2006

Compromisso com a verdade?

Debate levanta o questionamento do papel da fotografia nos dias de hoje
texto e foto de Luana Lleras

Expositores relacionam os temas durante o debate

Quatro trabalhos foram apresentados hoje de manhã, no Anfiteatro 19, com o tema “Fotografia, Imaginário e Representações Sociais”. As exposições buscavam mostrar a construção da imagem fotográfica e suas implicações, como no caso do trabalho de Tiago Quiroga (UFF), que fala sobre o uso da imagem no meio acadêmico.

A construção da realidade não é novidade na fotografia. Os trabalhos apresentados por Juliana Martins (UFRJ-ECO) e por Denise Camargo (Unicamp – Senac) mostram como é possível fazer um “recorte” da realidade segundo um determinado tema.

A expositora Victa de Carvalho (UFRJ), por meio da análise da obra do fotógrafo Phillipe Dicorsia, nos faz repensar a relação entre fotografia e realismo na atualidade. “O que será que está em jogo hoje com essas imagens que representam o real?” questiona ela. Em sua análise, aborda o distanciamento do real na fotografia.

No final, foi realizado um debate para que pudesse ser feita uma relação entre os temas apresentados. A fotografia não tem necessariamente um compromisso com a verdade. Por mais artificial que seja a composição, ela representa uma parte do real.

Nenhum comentário: