Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Discussão política

A I Semana Política da UnB traz temas e atrações relevantes para serem discutidos em ano eleitoral
por Carolina Menkes

Em cenário propício devido ao ano de eleições, temas como corrupção, participação política e democracia entram em cena. E o Centro Acadêmico de Ciência Política (CAPOL), o Programa de Educação Tutorial em Ciência Política (PET/POL) e a STRATEGOS, Consultoria Política Júnior, discutem alguns deles na I SEMANA POLÍTICA do curso de Ciência Política da UnB. O ciclo de debates gratuito está ocorrendo desde ontem e vai até amanhã, 14 de setembro, no auditório Joaquim Nabuco, na FA.

A mesa que abriu a manhã de hoje contou com a presença de Deborah Messemberg, do Departamento de Sociologia da UnB e Ricardo Caldas, professor de Ciência Política da UnB. Deborah teve como tema central a Cultura política no Brasil. “Novos significados foram atribuídos ao pensar e fazer política”, afirma. Já Ricardo Caldas realizou uma pesquisa com alguns de seus alunos sobre a perspectiva dos eleitores do DF acerca das instituições políticas e da corrupção. Alguns dos resultados mais interessantes mostrados foram que a maioria dos consultados não acredita que os partidos representam o povo, mas a maioria também acredita que a corrupção pode ser combatida.

Além das mesas de debates, filmes são exibidos às 12h. A sessão de hoje contou com Muito Além do Cidadão Kane, documentário proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, realizado por Simon Hartog sobre as relações sombrias entre a Rede Globo e o cenário político brasileiro. Amanhã, a atração será o documentário de Eduardo Coutinho, Peões, que fala das greves de 1979 e 1980 no ABC paulista contada pelas pessoas que participaram do evento. Mas a principal atração será o debate entre os candidatos ao governo do DF, organizado pela reitoria, que terá lugar às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão.

Nenhum comentário: