Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sábado, 9 de setembro de 2006

Discurso em pauta

por Carolina Menkes

A palestra Jornalismo e Construções Discursivas abriu o último dia do Intercom no anfiteatro 13. Sob a coordenação de Ilusk Coutinho (Universidade Federal de Juiz de Fora), temas polêmicos foram discutidos.

Antonio Marcos Brotas iniciou com a questão do Terrorismo na Mídia, “um discurso recorrente”, segundo ele. Analisou os atentados de Madri, de Beslan e de Londres noticiados na revista Veja e lançou algumas questões: “Na cobertura de atentados temos o direito de desconsiderar as coberturas políticas?”.

Outro destaque foi o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rogério Martins, que salientou o fato de a imprensa brasileira dar destaque aos conflitos comparando-os aos problemas de uma sociedade. “Qual a vantagem de comparar a guerra do tráfico com a Guerra do Iraque?”, questionou. Também falou a respeito das matérias sobre as colunas de notas, crescentes principalmente na área política. “A política às vezes recebe importância, dada pela mídia, muito maior do que ela tem. Essas colunas de nota constroem a rigidez e formalidade que a mídia constrói na política”, concluiu Martins.

Nenhum comentário: