Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


segunda-feira, 17 de julho de 2006

Congresso movimentará a capital

No mês de setembro, estudantes e profissionais da comunicação se reunirão em Brasília durante o XXIX Congresso da Intercom
por Felipe Néri

Do dia 6 ao dia 9 de setembro, a Universidade de Brasília sediará o XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Reunindo pesquisadores de todo o país, o congresso servirá de espaço para a divulgação e a discussão de trabalhos científicos.

O tema deste ano é “Estado e Comunicação”, assunto que será debatido no Colóquio Internacional, durante o pré-congresso. Neste momento, estudiosos de oito países da América, África e Europa discutirão as diferentes formas de organização dos sistemas de comunicação. Ao contrário das outras edições, os resultados do colóquio serão comentados durante a cerimônia de abertura do congresso. Nos dias seguintes, irão se iniciar as mesas de discussão e as palestras sobre os estudos que foram previamente inscritos e selecionados. Cerca de 50 eventos poderão ocorrer simultaneamente.

Os estudantes também terão seu espaço. Enquanto a Intercom Júnior discutirá trabalhos de iniciação científica de graduandos por meio de palestras, a Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) irá promover a exibição de obras de todas as áreas da comunicação. Apesar da expectativa de cerca de 4.500 congressistas, pouquíssimos estudantes de Brasília foram inscritos até agora. “Além do debate de cunho científico, haverá também diversos eventos culturais paralelos. O pessoal daqui, no entanto, ainda não se mostrou muito interessado” enfatiza Bárbara Lins, aluna da FAC que integra o grupo responsável pela programação cultural do congresso.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de agosto no site http://www.intercom.org.br/ . Como afirma Nélia Del Bianco, Conselheira Regional da Intercom e coordenadora do Congresso deste ano, “Serão momentos de trabalho, relacionamentos e tietagem, quando os estudantes poderão conhecer os autores dos livros que lêem".

Nenhum comentário: