Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quarta-feira, 28 de junho de 2006

Começa a disputa pelo DCE

Comissão Eleitoral se prepara para organizar as eleições que definirão quem ocupará o DCE pelos próximos dois anos
por Gabriel Castro
foto: Isabela Lyrlo/ UnB Agência



Depois de uma gestão tumultuada, o DCE vai escolher seus novos representantes. A chapa AME, eleita em 2004, já deixou o posto. Até a posse da nova diretoria, portanto, o Diretório Central dos Estudantes da UnB está vago.

Na última reunião do CEB (Conselho de Entidades de Base) foi eleita a Comissão Eleitoral que vai comandar o processo de sucessão no DCE. Ela é composta por sete estudantes, dos quais dois são suplentes. O CEB também aprovou uma mudança no limite dos gastos com material de campanha: cada chapa vai poder gastar no máximo 10 salários mínimos em divulgação. Até a eleição passada, este limite era de 15 salários mínimos. Na última eleição, a chapa com mais votos teve seu mandato impugnado porque supostamente excedeu os gastos permitidos. Neste ano, outra novidade: a votação se dará também no recém-criado campus de Planaltina. A nova gestão do DCE vai ter a tarefa de encontrar soluções conjuntas para as duas unidades de ensino da UnB.

O calendário eleitoral já está definido: as inscrições para as chapas ocorrerão nos dias 29 e 30 de junho e no dia 3 de julho na sede do DCE. Os alunos do campus de Planaltina votam no dia 17 de julho, e nos dois dias seguintes a votação será realizada no campus Darcy Ribeiro. A cerimônia de posse da chapa eleita acontecerá ao meio-dia do dia 21 de julho, no anfiteatro 11. Qualquer aluno da Graduação ou da Pós Graduação pode participar de uma chapa, e o voto não é obrigatório.

As chapas que aspiram a ocupar o DCE têm um grande desafio: superar o desinteresse dos alunos pelas atividades estudantis. Mas o prognóstico não é bom: em ano de eleições majoritárias, a campanha para o DCE dificilmente fugirá do âmbito partidário: já em outros anos, a grande maioria das chapas foi financiada por partidos políticos. No fim, temas alheios a UnB acabam tomando espaço na discussão. Pior para os estudantes.

Nenhum comentário: