Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


segunda-feira, 12 de junho de 2006

Ciência e variedade cultural em um só lugar

Criada há 45 anos, Editora UnB se destaca como uma das melhores editoras universitárias do país

por Aerton Guimarães

Criada como um órgão complementar da Universidade em 1961, a Editora da UnB começou a funcionar com um objetivo bem definido: fomentar o conhecimento acadêmico por meio de publicações de qualidade e que contribuíssem com o saber da humanidade.

A linha editorial da Editora chegou a ser bastante restrita no passado mas, de acordo com Henryk Siewierski, diretor da instituição,ela atualmente engloba praticamente todas as áreas de conhecimento. “Mas as linhas mais fortes na Editora são as de Relações Internacionais, Ciências Políticas, Antropologia, Literatura e História, além de Ciências Exatas”, explica

Com mais de 1.600 títulos publicados, o acervo contempla cerca de mil autores diferentes. Ao longo desses 45 anos de existência, ela tem obtido sucesso em suas vendas. Em 2001, mais de cem mil livros foram comercializados. Já em 2003, esse número chegou a 200 mil exemplares vendidos.

Qualquer pessoa pode publicar seu livro pela Editora UnB. É o que garante o seu diretor. Para isso, basta enviar duas cópias impressas do exemplar à sede da Editora, na qual passará pela avaliação de um especialista no assunto tratado. Sendo aprovado, o contrato entre o órgão e o autor é assinado e as vendas garantirão uma renda de 10% dos lucros ao autor, valor estabelecido pelos direitos autorais. O valor dos livros da Editora UnB é razoavelmente inferior ao das livrarias comuns. Estudantes, professores e servidores da Universidade obtêm desconto na compra que pode variar de 20% a 50%.


Matéria produzida originalmente para a disciplina Técnicas de Jornalismo

Nenhum comentário: