Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 11 de maio de 2006

Reitoria do UniCeub censura matéria sobre Rorizismo

por Ana Carolina Oliveira

Na Terça-feira, 9 de maio, os alunos de Comunicação Social do UniCeub foram surpreendidos com a notícia de que o Jornal Laboratório Esquina teria sido censurado pela reitoria da Universidade.

Após avaliação realizada pela reitoria, 3000 exemplares do jornal foram retidos e escondidos por conter uma matéria que faz um panorama crítico sobre o governo de Joaquim Roriz. A censura se deu sob o argumento de que o conteúdo da editoria vai contra ao interesses do UniCeub.

Os alunos, obviamente revoltados e prometendo reação, escreveram uma carta à reitoria pedindo explicações sobre o ocorrido. Ela, por sua vez, jogou a batata quente, dizendo que a situação deve ser resolvida entre os alunos e a coordenadoria do curso de Comunicação Social. A aluna Rosiene Assunção, 6° semestre de Jornalismo, revela sua indignação. “Nos esforçamos muito, viramos noites fechando o jornal, não acho justo que por interesses políticos, todo um curso de Comunicação seja prejudicado com censura”, declara.

O ato de violação à liberdade de imprensa já repercutiu na FENAJ ( Federação Nacional dos Jornalistas), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e entre os diversos cursos de Comunicação Social.

Nenhum comentário: