Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 20 de abril de 2006

RU sem funcionários

Falta de verba impede a reposição do quadro do Restaurante Universitário e força o fechamento de dois refeitórios
por Diogo Alcântara e Guilherme Rocha
fotos de Thaíse Torres


Os refeitórios 1 e 2, ambos do andar de baixo, do Restaurante Universitário (RU) estão fechados por tempo indeterminado. Tal situação faz com que as filas no horário de almoço (das 11h às 14h) sejam constantes. Antes, com todos os refeitórios abertos, as filas costumavam acontecer apenas entre 12h e 13h. Mesmo assim, o RU já funcionava com dificuldades; a quantidade de trabalhadores já era insuficiente.

Segundo o secretário da direção do RU, Djalma Correia, os ambientes 1 e 2 estão fechados por falta de pessoal. "Alguns funcionários se aposentaram", afirma Correia. Muitos funcionários do quadro estão com tempo de serviço a expirar. Dez deles já se aposentaram mês passado. Assim, "11h já tem fila grande", diz o secretário. Casos de Lesão por Esforço Repetitivo, aceleram as aposentadorias.


A Administração do RU já solicitou à Reitoria a reposição de funcionários. Porém, não há concurso para auxiliar-de-cozinha, cozinheiro e outras funções do Restaurante. A solução encontrada é a contratação de pessoal terceirizado, o que não garante um quadro fixo de trabalho.

Suzana Xavier, da Secretaria de Recursos Humanos da Reitoria (SRH), acredita ser necessário um mínimo de 70 vagas para o Restaurante voltar a funcionar plenamente. Esses novos profissionais custariam, em média, R$101.000,00 mensais para salários, por exemplo. A UnB não dispõe dessa verba e sofre ainda com a falta de Orçamento para as Universidades Federais. Sem o Congresso Nacional aprovar o dinheiro destinado a estas instituições, não há como bancar os custos. Desta maneira, o CESPE paga, provisioriamente, a conta.



O processo de licitação de vagas está previsto apenas para agosto deste ano. Até lá, o RU deve funcionar com dois refeitórios a menos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom saber que eu vou evitar RU com todas as minhas forças!

Anônimo disse...

Puxa, a UnB vai de mal a pior...

Ana Luiza Zenker disse...

problemas, problemas, problemas...
mais difícil do que entrar na UnB é permanecer lá dentro...
boa a matéria e a apuração!

Anônimo disse...

Até agosto naquelas filinhas básicas!!!
E viva o povo brasileiro!!
.
.
.
E sobre a matéria... aqui foi o único lugar que eu encontrei uma resposta concreta!

Marcelo Arruda disse...

Boa matéria. Só faltou a fala de pessoas dorupo I e II da UnB, que tem obrigatoriamente que se alimentar no RU por falta de grana.