Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sexta-feira, 21 de abril de 2006

Cultura

Duas mostras de cinema encerram-se neste domingo na capital
por Marco Prates

Mostra Vídeo nas Aldeias - "Um Olhar Indígena"

"Nossa sociedade se move, se expande, enquanto a deles tem que permanecer fixa, imutável, para atender a necessidade que nós temos de uma saudade da tradição. Em contraposição a esse desejo, eles mostraram que tradições são sistemas intelectuais dinâmicos e capazes de mudar. Infelizmente, o que a mídia veicula habitualmente não são esses processos riquíssimos de reflexão dos índios sobre a mudança. Seus dinamismos culturais continuam sendo desconhecidos, na medida em que suas vozes continuam sendo caladas, cobertas pelas vozes dos que se julgam especialistas".

Estas são palavras de Dominique Gallois e Vincent Carelli em artigo para a Revista de Antropologia, Artes e Humanidades, e são os nomes que estão por trás da realização do projeto Vídeo nas Aldeias, que já acontece desde 1988. Elogios a parte, o maior mérito do projeto, além de ser rico em abordagens e questões sociais, é a formação de realizadores indígenas, que fizeram suas próprias obras. É hora de saber o que os índios têm a dizer.
Confira o local e a programação.

Encontro com o Cinema Brasileiro

Mostras de cinema brasileiro já não são nenhuma novidade. A diferença é que aqui os filmes são bons, e podem ser vistos não só por aqueles nacionalistas exacerbados que parecem querer custear o cinema nacional sozinhos, mas pelos que desejam assistir a um bom filme, seja lá de onde for.

As obras giram em torno do tema “o poder nas lentes do cinema nacional”, ou seja, as relações de poder, não exclusivamente no âmbito político, embora, claro, se concentre neste. Vale conferir a realidade das favelas do Rio no obrigatório Notícias de uma Guerra Particular, de João Moreira Salles e Kátia Lund, e o ácido Quanto Vale ou é Por Quilo?, de Sérgio Bianchi. Embora só tenha visto 3 dos cinco 5 filmes da mostra, todos geram boas expectativas.

Novamente, vá pelos filmes. No CCBB.
Confira a programação

Nenhum comentário: