Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sexta-feira, 21 de abril de 2006

Uma palavra com o reitor

Timothy Mulholland fala ao CACOM sobre alguns projetos e demonstra seu apoio às iniciativas dos estudantes
por Bárbara Rosa
fotos: Thaíse Torres


Na última terça-feira (18/04) pela manhã , em uma rápida entrevista no corredor da FAC, o reitor Timothy Mulholland respondeu a algumas perguntas sobre os projetos de extensão, a ligação da FAC com o CPCE (Centro de Produção Cultural e Educativa) e a falta de verba para investir no Departamento de Comunicação.

Quando foi questionado a respeito da ligação da FAC com o CPCE, Mulholland explicou que este é um órgão que atinge toda a UnB, e há uma preocupação em assegurar que ele atenda as necessidades de quem o procura. O CPCE e a FAC possuem temas em comum, como a gravação de vídeos, e por isso a relação entre eles deve ser estreitada. “Devido à lerdeza da burocracia, a rádio universitária estará em funcionamento apenas no ano que vem. Já a TV universitária é um projeto em parceria com outras universidades, em especial com a Universidade Católica de Brasília, que será veiculada em um canal a cabo”, menciona o reitor.

A falta de verba para investir em equipamentos e professores não é considerada pelo Reitor um empecilho para a realização de tais projetos. Para ele é possível ter uma TV universitária e uma FAC forte com uma integração horizontal entre as duas bem definida, pois o projeto da TV universitária é independente da Faculdade de Comunicação. São dois assuntos distintos.

No entanto, o problema financeiro não pára por ai. Mesmo com uma verba tão limitada, o Departamento de Comunicação ainda tenta melhorar a situação dos projetos de extensão. Aproveitando a oportunidade, o CACOM perguntou ao Reitor o que poderia com relação às bolsas desses projetos de extensão. “Esse ano tivemos que pagar a água e a luz que não eram pagas há 10 anos e mesmo assim eu tento aumentar a receita da universidade. O departamento é que lida mais diretamente com a verba dos projetos, mas , o que temos que fazer é aumentar o número de bolsas dos projetos de extensão e assegurar o auxílio aos estudantes carentes”, respondeu.



No final da entrevista, o Reitor falou sobre a participação dos estudantes no meio acadêmico e comentou que os estudantes possuem lugar nos assentos dos Conselhos com uma representação expressiva. “Um número de 10 a 12 pessoas para simbolizar os estudantes é muita coisa, equivale a quantidade de representantes de seis faculdades juntas. O importante é que o aluno esteja presente e que participe de todas as reuniões e assembléias”, afirma. Um exemplo do apoio que Timothy dá aos alunos foi demonstrado quando ele disse que aprova projetos independentes como o Blog e o Jornal Impresso do CACOM, prometendo até dar o auxílio que for necessário a esses veículos de comunicação dos estudantes pois, para ele, o futuro do Brasil passa pela Universidade.

Nenhum comentário: