Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quarta-feira, 15 de março de 2006

Pérolas Cinematográficas

Mostra organizada por alunos de audiovisual da UnB apresenta produções da FAC ao público
por Bárbara Rosa e Carolina Menkes

A 5ª Amostra – Mostra dos Alunos de Cinema e Audiovisual exibiu, durante os dias 8 e 9 deste mês, dezesseis projetos audiovisuais realizados por alunos da FAC [Faculdade de Comunicação]. A mostra anual aconteceu no Cine Dois Candangos, próximo da Faculdade de Educação, com entrada franca, sob a organização de uma comissão organizadora composta pelos estudantes de Comunicação da UnB: Otavio Chamorro, Mendoza, Rafael Santos de Gusmão Lobo, Mariana Costa, Leonardo Martins e Bruna Ferreira. “A mostra é meio que um encontro entre amigos de cinema; todo mundo que tem filme se junta e apresenta”, explica Otavio, o organizador geral desta edição do evento. “Não é uma coisa fechada”, completa.

A maioria das obras exibidas concorreu entre si por prêmios de várias categorias, sendo os jurados cineastas de Brasília. Mas também foi concedido ao público presente o direito ao voto, sendo distribuídas cédulas de votação na entrada. Ao vencedor, o prêmio de melhor filme segundo a audiência. O DEA (Diretoria de esporte, Arte e Cultura) deu apoio ao evento, mas o patrocínio exclusivo ficou por conta de uma locadora (outra locadora deu apoio cultural também).

Várias das obras exibidas estiveram presentes no 38º Festival de Brasília. Um exemplo é o filme Seqüestramos Augusto César, que foi o grande vencedor da noite; além de melhor filme segundo o júri oficial, também levou os prêmios de melhor atuação para Lauro Montana e de melhor filme segundo a audiência. Oiticica também obteve destaque, com o prêmio de melhor fotografia e segundo lugar na votação do júri popular. Cícero Bezerra, premiado por Oiticica, comenta que “a mostra começou junto com o curso de cinema e é uma oportunidade de mostrar aos alunos do curso e à universidade o que estamos fazendo”. Além dos projetos finais e laboratoriais, também foram exibidos alguns filmes fora da mostra competitiva, como os curtas vencedores do OBAVídeo (filmes feitos por calouros do curso de Comunicação), A Mosca e Chiclete.

Devido à greve em 2005, o evento do ano passado não foi realizado e só veio a acontecer neste mês. O coquetel que normalmente encerra a Amostra foi substituído pela 22ª Festa dos Calouros da Comunicação, realizada em 10 de março. “A Mostra é divertidíssima. A apresentação dela é ótima, muita engraçada e vale muito a pena comparecer”, conclui Otavio.

Bárbara Rosa e Carolina Menkes, do Jornal Impresso do CACOM.

3 comentários:

Anônimo disse...

Otavio é sem acento.
Erro gramatical daqueles.
Parabéns, meninas. Foi um prazer conhecer vocês. O Blog está ótimo!

Otavio Chamorro

Anônimo disse...

Aquele cara que mostrou a poupança no filme "A Mosca" tinha que ganhar o Oscar! Ele é da Comunicação? Quero convidá-lo pra um curta que estou produzindo

Anônimo disse...

Ele é um amigo meu... não é da comunicação.