Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 14 de março de 2006

Ombudskivinna

por Zélia Leal

Descobri, graças ao convite do Aerton [Guimarães, coordenador-geral da Equipe de Imprensa do CACOM] para fazer o papel de ombudsman, o Blog do CACOM. Excelente idéia. Parabéns. Mas falta divulgar. Nem nosso jornal laboratório Campus 1 (on-line) falou no assunto. Muito interessante a idéia de abrir um Blog para discutir questões da atualidade que tenham relações com a Universidade. Do cotidiano do aluno nos corredores do Minhocão (quem viu os alunos pelados ? Só vocês mesmo) às grandes questões políticas que preocupam o país em ano de carnaval e Copa do Mundo.

Excelente a matéria sobre as relações da senadora Heloisa Helena e o caso Achille Lollo. Muito bem lembrado... Gostei também desta espécie de meta-jornalismo usado pelo repórter que conta o processo de produção da notícia, ao mesmo tempo em que a notícia. O Blog tem isso, de ser jornalismo de informação e opinião, no limite das fronteiras híbridas dos gêneros. Mais do que um site noticioso puro e simples, o Blog pode fazer jornalismo de autor, com grife. Sem perder a busca pela noticia nova, quente, original.

Numa primeira leitura, que abrange um rápido resgate do Blog desde suas origens, percebe-se uma busca de equilíbrio entre texto e imagem. Há fotos expressivas, links que remetem a leituras complementares, matérias que aliam descrições com depoimentos, situações e personagens. Em outras palavras, as matérias são variadas e as opiniões, polêmicas. O que gera discussão e enriquece o conhecimento.

Por exemplo, a matéria sobre a revista Veja, assinada por André Souza, merecia ser mais discutida. Por que não fazer outra, contrária a opinião do André? A mim, surpreende como um estudante de jornalismo possa ter opinião positiva sobre uma publicação que tanto rebaixa nosso jornalismo... ponto de partida para um novo artigo.

Sugestões: Divulgar o Blog, abrir espaço para comentários tipo “Comunique-se”, e criar uma sessão para repercutir as reuniões da FAC [Faculdade de Comunicação] e de seus respectivos departamentos. Vocês, que participam como representantes dos alunos, poderiam ampliar as discussões internas. Isso certamente resultaria em melhorias para a faculdade como um todo, alunos e professores. E conversem mais com os professores, cobrem deles e da diretoria da FAC... talvez seja esta a melhor militância nos dias de hoje. E o Blog do CACOM será uma caixa de ressonância da FAC.

Zélia Leal Adghirni é doutora e professora da UnB e chefe do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação.

2 comentários:

Anônimo disse...

.

Anônimo disse...

Pode surpreender, mas não sou o único a ter esse tipo de opinião. Mas concordo que seria interessante alguém escrever outro artigo, com argumentos desfavoráveis à Veja. Não pretendo ser o dono da verdade e é necessário dar chance aos dois lados de uma questão.