Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


domingo, 12 de março de 2006

Crédito de extensão

DCE e DEX trabalham com objetivos similares. Definição do PIBEX ainda depende de discussão entre alunos e decanato
por Guilherme Rocha

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Decanato de Extensão (DEX) estão com objetivos parecidos quanto à implementação do Crédito de Extensão na UnB. Segundo Talita Victor, integrante do Diretório, a decana de extensão Leila Chalub “é uma aliada”. Ela afirma que as discussões estão evoluindo e que as propostas (implementação do crédito, criação de grupos de extensão, interação de projetos) do DEX são próximas às do DCE.

Porém, há certas divergências. A política da atual gestão do DCE é de priorizar estudantes de baixa. Entretanto, Leila Chalub falou, em entrevista ao Blog do CACOM, achar ser importante que os critérios de seleção, neste caso (o do PIBEX), seja puramente acadêmico.

Quanto ao remanejamento das bolsas, ou seja, diminuir o número de bolsas para aumentar o seu valor, Talita reconhece a boa intenção do DEX, mas acha que “não vai adiantar muito”, pois ela acredita que os bolsistas de um projeto dividam as bolsas com os voluntários.

Toda essa mobilização estudantil pelo Crédito de Extensão começou, segundo Talita, desde, no mínimo, o ano de 2003 e teve o seu auge na ocupação do gabinete do reitor durante a última greve das universidades federais. “Nós achamos a concepção da universidade de extensão muito ampla”, diz Talita. “Tem muita coisa que é considerada extensão que nós não achamos que seja, como palestras e cursos pagos”. Ela coloca que a extensão significa produção para a sociedade, ainda mais quando se trata de universidade pública.

A expectativa é de que haja uma reunião na quarta, 15/3, da decana com representantes dos Centros Acadêmicos para discutir o edital do PIBEX. Leila Chalub quer formalizar todas as medidas no dia 22/3.

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