Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


domingo, 19 de fevereiro de 2006

Empresa Júnior

O Blog do CACOM começa série de reportagens sobre empresas compostas por estudantes

por Beatriz Olivon

Em 1967 surgiu na França o Movimento Empresa Júnior, com o objetivo de suprir a carência de experiências práticas na graduação e diminuir a distância das empresas do mercado com os estudantes. O movimento chegou ao Brasil em 1987 com uma empresa júnior dos alunos da Fundação Getúlio Vargas e se disseminou pelo país, até chegar à marca atual de mais de 700 empresas. Em Brasília, surgiram várias, em especial na Universidade de Brasília (UnB). Elas contam com o apoio da Concentro (Federação das Empresas Juniores de Brasília) e, na UnB, encontram suporte no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

O CDT possui um programa exclusivo para os jovens empreendedores, o Programa de Empresa Júnior (Pro Jr), que oferece vantagens como parcerias com o Sebrae e outras instituições, serviços de fotocópia, acesso a homepage e cursos de capacitação e treinamento gerencial. Alunos de qualquer curso da Universidade podem se candidatar ao programa, desde que tenham um grupo de, no mínimo, seis outros estudantes (que serão os diretores da empresa), autorização do chefe do departamento e desde que criem a empresa em ata (com estrutura interna e plano de negócios). Depois disso, basta se cadastrar junto ao Pro Jr.

Mas, afinal, qual a função de uma empresa júnior? Ela deve promover o desenvolvimento técnico, acadêmico e pessoal de seus associados, o desenvolvimento econômico e social da comunidade, estimular o espírito empreendedor dos estudantes e promover o contato dos alunos com o mercado de trabalho. Essas empresas permitem que os clientes (usualmente micro e pequenas empresas) usufruam serviços de qualidade a pequenos preços.

Alguns exemplos de empresas juniores muito conhecidas na UnB são a AD&M, na área de administração desde 1992, a Doisnovemeia, atuante na área de publicidade desde 1996, e a Econ$ult, na área de economia desde 2001. E, justamente para maior informação sobre os serviços da Universidade, o Blog do CACOM publicará, regularmente, matérias sobre as diferentes empresas juniores da UnB.

Nenhum comentário: