Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sexta-feira, 20 de julho de 2007

Greve

Sem data definida para o registro dos calouros

Uma semana após o resultado oficial do vestibular da Universidade de Brasília (UnB), o registro dos calouros ainda não foi feito nem tem data marcada para acontecer. Matrícula também vai atrasar

Por Rudá Moreira


Devido à greve dos servidores da Universidade de Brasília (UnB), iniciada há quase dois meses, o registro dos calouros, que estava marcado para começar nesta quarta-feira (18/07), foi adiado por tempo indeterminado.

O registro é feito pelos funcionários da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), os quais dizem que a ordem para a não realização veio do Comando Nacional de Greve (CNG). Em decorrência disto, a matrícula dos alunos da graduação será adiada ainda por tempo indeterminado. As aulas continuam com a previsão de início para o dia 6 de agosto.

A posição do Sintfub (Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília), segundo Geraldo Invenção (sobrenome pelo qual é conhecido), é a de dificultar o funcionamento da instituição para servir de pressão ao governo para atendimento das reivindicações.

Enquanto o governo não toma medidas que resolvam a situação, o maior prejudicado é o aluno universitário. Estudantes de outros estados que foram aprovados neste vestibular não sabem quando terão que viajar para fazerem seu registro e matrícula; e mesmo os daqui têm dificuldades em obter informações sobre o assunto. Segundo a SAA, uma nota sairá na segunda-feira esclarecendo o assunto e, possivelmente, informando as novas datas aos alunos, funcionários e professores.


Reivindicações
O CNG coordena um movimento de greve no qual funcionários de 46 universidades federais estão participando; suas principais reclamações são contra a Projeto de Lei Complemtentar (PLP) 01/07, que prevê um teto salarial fixo até 2016, contra a transformação de Hospitais Universitários em Fundações Estatais , além da reivindicação pelo aumento de salário.

Durante a manhã desta sexta-feira, representantes de vários sindicatos de todo o Brasil se reuniram com o Secretário do Planejamento para tratar do aumento dos salários. Após esta reunião, a sexta com o governo federal desde o início da greve, houve um encontro na Praça Chico Mendes, no campus Darcy Ribeiro da UnB. Na ocasião, os grevistas não se mostraram muito satisfeitos com o andamento das negociações com o governo e prometem aumentar a abrangência da greve.

Nenhum comentário: