Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


quinta-feira, 26 de julho de 2007

Futebol!

Uma crônica de duas cidades

Por Vítor Matos

Todo pensamento precisa de uma bela paisagem que lhe sirva de catalisador. As profundas atividades da mente, as criativas, aquelas que, enfim, resultam em frutos vistosos vieram ao mundo senão porque seus donos tinham ao seu redor um ambiente agradável e idílico. Poesias dificilmente nascem nas carvoarias. Demandam árvores, flores, morros, oceanos, praias, gaivotas, sol...
Nesse ponto - como podemos observar graças à martelação eterna do Pan - o Rio de Janeiro é um dos lugares do país mais propícios para o desenvolvimento do ser artístico. Não é à toa que ali é o berço da bossa nova, do biquíni fio dental, da torcida do Flamengo e de outras maravilhas. A cabeça humana, quando salvaguardada dos tiros, funciona bem em terras fluminenses.
Mas ainda assim, o Rio não é a cidade brasileira mais indicada para receber os Jogos Olímpicos. Antes, Brasília - acredite - seria a mais apta para o papel. Vejamos por quê:
a) Clima: Olimpíadas sempre ocorrem no meio do ano, geralmente julho ou agosto. Pois bem, a situação climática no Rio é instável nesse período. Chove muito - chega ao ponto de prejudicar algumas modalidades, basta ver que o softball no Pan ainda nem começou por causa do aguaceiro - e quando abre o sol é aquele calor de fritar havaianas no asfalto. Em Brasília, apesar da baixa humidade do ar, o inverno é bem confortável, temperatura amena, céu azul, nenhuma chuva.
b) Transporte: Escusado de falar sobre o trânsito no Rio. Por mais que se façam as arenas dos jogos perto da Vila Olímpica, em algum momento uma delegação, uma equipe de jornalismo ou uma horda de turistas precisará encarar a rua aberta , inevitável. Acredite, mesmo sendo as Olimpíadas um momento para vivenciar novas culturas, atletas ainda preferem chegar a tempo numa competição a angariar experiências antropológicas no túnel engarrafado. Em Brasília, ocorre o contrário. Aqui, exceção feita a um ou dois casos, o problema é a falta de tráfego. Um pouco a mais de carros animariam nossas avenidas.
c) César Maia: Em entrevista ao Correio Braziliense, no domingo anterior ao Pan, o prefeito do Rio expôs suas razões para justificar a Barra da Tijuca como o lugar perfeito para competições de grande porte. Um dos motivos seria o fato de, naquele bairro, as favelas não terem traficantes (é ou não é o máximo?). Em Brasília, por seu turno, não há favelas.
O Rio de Janeiro precisava entender que sua contribuição como celeiro imaginativo do Brasil já é um serviço e tanto prestado à nação. Porque não é fácil fazer, ao mesmo tempo, as vezes de cenário de novela, palco de westem urbano e berço de poetas. Devia ter a humildade de delegar as tarefas burocráticas para as cidades chatas, pragmáticas e funcionais (modernas). Afinal, uns nascem pra Rio, outros pra carvoaria

3 comentários:

Anônimo disse...

hola,
acá nosotros nos perguntamos:? Cuál la razion que Hugo Chavez y Evo Morales fazen y dizen lo que quer con brazil y brasileños ainda baten las palmas para el ditadores.
Evo Morales tomou la força petrobras de brasileños y su presidiente aceitou muy calado y ainda diz que fue justo.
Hugo Chavez faz una propaganda muy ruin en mundo do proalcool brasileño y su presidiente ainda bate las palmas para el ditador Hugo Chavez.
perdón nosa indescricion, más es muy dificil de entender porque brasileños tien tanto miedo de Hugo Chavez y Evo Morales.
la verdad es que si continuar asin Hugo Chavez y Morales conseguindo tudo de brazil na força con mucha facilidad, con cierteza su provincia de ACRE será también tomado na força y con cierteza su presidiente y brasileños van más una vez ficar caladitos y ainda bateren las palmas para el ditadores .
Caros brasileños, mucho cuidado con omision de su governo.
sus divizas eston muy abertas y sien proteción que proporcionan la gran oportunidd para envazión.
Bolivianos, Colombianos y outros más eston la invadir provicias de brazil para desmatamentio y omision de su gorverno es clara.
Aguarden brasileños Paraguai tien una gran novidad para Usted.
perdón la sinceridad y portuñol.
Esteban Crustille
Córdoba
P.S. No digan que no fue avizado.

Anônimo disse...

da onde surgiu o paraguaio aí de cima? tem que entrevistar esse doido. E Vítor, boa a cronica, mas brasília nao é carvoaria, a beleza daqui é esquisita mas existe

Anônimo disse...

Pena que caiu no conto da perfeição ilhada de Brasília.