Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 19 de junho de 2007

Série CAs: CAMAT

Falta de Espaço com Animação
O curso de matemática tem muitos alunos mas pouco espaço e compensa com atividades variadas

Texto: Juliana Nogueira
Fotos: Cami
lla Machuy


O CAMAT fica logo depois do Ceubinho no subsolo, mas já no térreo cartazes evidenciam sua presença. É uma sala pequena, mas com um bom inventário: uma geladeira, um microondas, dois sofás, um computador com acesso a Internet, uma televisão e uma mesa.

"O CAMAT é uma família", diz Paloma Baltore, do 8º semestre. Estudantes de todos os semestres freqüentam o CA basicamente para dormir, comer, estudar ou jogar dominó e "Win 11", um dos jogos mais populares do grupo.

A principal reclamação dos alunos é pelo espaço físico. Felipe Gepeto, coordenador geral do CAMAT, diz que eles esperam vantagens a esse respeito com a mudança do CA de Biologia para o novo prédio do curso, mas enquanto isso não acontece, os alunos continuam se apertando pela salinha lá.

O espaço pequeno não impede os ensaios da quadrilha


Apesar de pequeno, o CAMAT é muito animado. Todas as sextas acontece o Butecomat, um encontro entre os estudantes não só de Matemática, mas também agregados dos cursos de Letras, Física e Serviço Social. Também acontecem um campeonato de dominó (Rachação) e um jogo de bat (Bat com Pinga), que acontece no Teatro de Arena, externo ao ICC. O mais aguardado é o Copaíba, Copa Interna dos Bons Amigos, que é um torneio de Win 11.


A administração coloca cartazes para se comunicar com os alunos


Administração e representação

O CA é organizado por coordenadoria com quatro coordenadores gerais e secretários de esportes, eventos, etc. Há dezoito secretários, mas apenas quatro ou cinco atuam efetivamente. Tanto para os estudantes quanto para a coordenação, a função do CA é fazer o introsamento dos alunos, fornecer um local para eles relaxarem, além de representar os estudantes frente ao departamento e aos movimentos estudantis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Gente!

Vi que o pessoal do CAMAT, assim como outros CAs, gostam de videogames e dominó.

Tem também os jogos de tabuleiro de estratégia para os estudantes de Matemática se divertirem e tem os próprios para os seus alunos (quando licenciados).

Para os estudantes: Manila, Arte Moderna, Saint Petersburg, Samurai.

Para os alunos: Hare and Tortoise, Fearsome Floors, Frank's Zoo, Niagara.

Nunca ouviu falar? Esses jogos são do gênero alemão, ou modernos, e são febre na Alemanha desde a década de 90 e está crescendo em todo o mundo.

Pesquise "jogos de tabuleiro modernos" em sites de pesquisa e fique por dentro de mais erra poderosa ferramenta de ensinar raciocínio lógico de forma divertida e eficiente.

Abraços!