Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 19 de junho de 2007

Vestibular

Novidades nas provas de seleção
No fim de semana passado, vestibulandos se depararam com pequenas mudanças na prova de admissão à UnB

Foto e texto por Mayara Reis


Cerca de 22.900 candidatos disputaram 2.094 vagas abertas no segundo vestibular de 2007 da Universidade de Brasília, nos campi Plano Piloto e Planaltina. Essa seleção trouxe duas novidades. a primeira é que agora os candidatos precisam obter nota positiva em todas as provas; antes, havia requisitos diferentes para cada área. “Acho que isso vai dificultar um pouco mais o ingresso na Universidade, mas vai realmente selecionar os melhores”, comenta Bianca Ribeiro, 19, candidata ao curso de Pedagogia. A outra mudança é quanto ao número de questões do segundo dia de avaliação, que passou de 180 para 150. Alguns dizem que a mudança tornou a prova menos cansativa, mas muitos candidatos argumentam que tal alteração não fez muita diferença. “Fomos avaliados da mesma maneira. A capacidade da UnB de parecer difícil, com mais ou menos questões, não muda. Talvez haja mais tempo para pensar, mas a complexidade típica das questões do Cespe é a mesma”, defende Dayane Luizy, 19, candidata ao curso de Enfermagem e Obstetrícia.

No sábado (16), as provas de Língua Estrangeira, Linguagens e Códigos e Ciências Sociais eram do tipo Terra e Água. Muitos itens tratavam do descobrimento do Brasil, sendo este o tema da redação. Pediu-se uma dissertação sobre o primeiro encontro dos navegantes com os habitantes, não com a perspectiva das caravelas, mas sobre a noção das pessoas da praia. Os candidatos também se surpreenderam com uma questão tipo “B” que exigia um pequeno cálculo de fuso horário.

No domingo (17), as denominações das provas de Ciências da Natureza e Matemática eram Sol e Lua. Para alguns candidatos, os itens não estavam tão difíceis, embora exigissem domínio do conteúdo. “A prova atendeu bem ao que diziam os professores do cursinho"

Dayane: "A UnB está cada dia mais acessível"


O curso de Medicina foi novamente o mais concorrido com uma demanda de 87,93 candidatos por vaga. Em segundo lugar, está o curso de Direito, com 47,4 candidatos por vaga, seguido de Relações Internacionais, com 26,84.

As provas foram realizadas no Distrito Federal - em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga - e nas cidades de Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). O gabarito preliminar sai em 20 de junho. O resultado da 1ª chamada será divulgado no dia 9 de julho.

Nenhum comentário: