Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


domingo, 10 de junho de 2007

Editorial

O Exame em Debate

As discussões a respeito do novo sistema de avaliação de ensino superior se aprofundam no ambiente acadêmico. A Universidade Brasília (UnB), vista como padrão de excelência em ensino, teve apenas dois dos cursos avaliados com nota máxima no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Na verdade, foram concedidas, sem separação, as pontuações para os estudantes do curso, a instituição e o próprio curso juntas, ao contrário do antigo “Provão”, que trazia as pontuações separadas.

Vale acrescentar que esse resultado não deveria ser considerado definitivo, pois existe uma última etapa importante, que é a avaliação externa de Instituições (in loco); dessa avaliação sairá o Conceito Curso (de 0 a 5) final.

O objetivo não é fazer o caduco confronto entre ENADE e Provão. O intuito é dizer que o Exame precisa conquistar maior legitimidade entre os estudantes e professores, com abertura à discussão sobre a metodologia do sistema, a qualidade da prova e os critérios de avaliação. A referida avaliação não pode se tornar um meio punitivo de travamento de diplomas, mas sim algo mais próximo de um atestado de qualidade para o aluno e a instituição de ensino.

Questões irmãs

Um grande problema que se insere nesse contexto é a multiplicação descontrolada de cursos de graduação por instituições privadas, que parecem ver a educação apenas como mais uma fatia de mercado. Deveria, portanto, haver um controle de qualidade não só na saída de formandos das universidades e faculdades, mas também na abertura de cursos.

Para a avaliação de saída de estudantes, fica uma sugestão, a exemplo da prova da OAB para bacharéis em Direito: que sejam aplicadas avaliações rigorosas e explicitamente funilatórias a formandos de todo curso de graduação, seja pelos conselhos regulamentadores, seja por outra instituição competente.

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