Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


terça-feira, 19 de junho de 2007

50º CONUNE

Preparativos para o congresso
Cerca de oito mil universitários são esperados para o Congresso da UNE, que será realizado aqui em Brasília do dia 4 a 8 de julho. Pouca mobilização, porém, é percebida dentro da UnB
Por Mel Bleil Gallo*

Em sua 50ª edição, comemorando 70 anos de existência da União Nacional dos Estudantes (UNE), o CONUNE vai ser sediado na capital federal e terá a maioria de suas atividades concentradas na Universidade de Brasília (UnB). A escolha do local foi justificada tanto pela seu poder de centralização, quanto pelo valor histórico da Universidade no movimento estudantil. Na edição deste ano, ocorrerá a eleição da nova direção da União para um mandato de 2 anos, além do debate e votação de teses e propostas para rumos futuros.

Enquanto em outras cidades a preparação para o evento é intensa, especialmente devido a esses novos critérios de participação, o mesmo não acontece em Brasília. A divulgação dos prazos de inscrição de chapas candidatas e o próprio incentivo a candidaturas foram pequenos. A votação, que encerrou hoje, teve baixa participação. Até às 18h de ontem, apenas cerca de 150 alunos tinham dado seu voto a uma das quatro chapas da eleição.

Além da transferência do Congresso da cidade de Goiânia (GO) para Brasília, outra mudança significativa foi observada no processo de eleição estudantes-delegados, que agora é feito por universidade com votos individuais, e não por curso, como era até o último congresso. por meio de votos individuais. A representatividade de cada instituição é de um delegado para cada 1000 matriculados. Os alunos que não participarem como delegados podem também se inscrever na categoria de observadores.

Iniciativas de mobilização e divulgação eram esperadas do Diretório Central dos Estudantes (DCE), mas não houve correspondência a essa expectativa. Faltou promoção de debates entre chapas e exposição sobre evento ao público da Universidade em geral. Espera-se, porém, com a realização do congresso em Brasília, que seja despertado nos alunos um sentimento de mobilização social e militância.

Clique para saber mais informações sobre o 50º CONUNE (inscrições, programação, teses e notícias gerais).


*Mel é aluna do 1º semestre de Comunicação Social da UnB

3 comentários:

blog do CACOM disse...

Para os interessados em saber sobre as chapas que se candidataram para representar a UnB no Congresso, abaixo estão os respectivos websites.


“Todos Juntos Somos Fortes”
www.bloconarua.com.br

“Reconstruir o Cotidiano”
http://reconstruindoocotidiano.blogspot.com

“Jacaré Parado Vira Bolsa”
http://www.midiaindependente.org/eo/blue/2007/06/385850.shtml

“Adeus UNE, Agora é Luta”
http://www.nadaseracomoantes-unb.blogspot.com

Anônimo disse...

"...que agora é feito por universidade com votos individuais, e não por curso, como era até o último congresso. por meio de votos individuais."

Foi erro de edição, gente?

Anônimo disse...

ERRATA EXPRESSA

certíssimo, anônimo. Leitores, anulem a segunda vez que aparece a expressão "por meio de votos individuais" no meio do terceiro parágrafo.

Obrigado.
Continuem acessando.