Notas Expressas

Tivemos um enxugamento do nosso corpo de repórteres, mas estamos, aos poucos, retomando o ritmo de publicação de matérias.
(atualizado em 20 de outubro de 2007)


sábado, 19 de maio de 2007

Explorando a BCE

A Biblioteca Central da UnB oferece gratuitamente muitos espaços e serviços, mas há quem desconheça. São coleções de obras raras, salas de exibição de filmes e exposições de arte, entre outras opções que vão muito além das estantes de livros.


Por Mayara Reis





Fachada principal da Biblioteca Central na UnB

São três pavimentos, cerca de 700 mil volumes e capacidade para 2 mil leitores. A BCE tem sua coleção dividida em: Acervo Geral - AGE (livros e teses localizados no térreo e no subsolo ao lado esquerdo); Referência – REF (dicionários, enciclopédias e catálogos de artigos e periódicos, localizados no térreo, lado direito); Periódicos – PER (jornais e revistas gerais e especializados, localizados 1º andar); Organismos Internacionais e Assuntos Especiais – OAE (publicações oficiais de organizações internacionais ou relacionadas a Brasília além de publicações da Editora Universidade de Brasília, localizadas no subsolo, lado direito); Coleção de Multimeios – MTM (mapas, slides, filmes, discos, CDs, partituras, etc, localizados no subsolo, lado direito); Coleção de Obras Raras -OBR (manuscritos antigos e modernos, primeiras edições de livros, cartas, mapas, jornais, medalhas e moedas antigos no 1º andar); Arquivo Carlos Lacerda (também no andar superior) e Coleção de Reserva – RSV (textos de leitura obrigatória indicados por professores ou reservados pelos alunos no subsolo ao lado esquerdo)*.


Toda a coleção está disponível para consulta, mas o empréstimo é limitado a alunos, servidores e professores da UnB, ou outros usuários cadastrados. Há alguma restrições: os periódicos e algumas peças são emprestados apenas a alunos de pós-graduação e professores. Os alunos de graduação têm um limite de empréstimo de dez livros e um prazo de quinze dias para devolução, o qual pode ser prorrogado pela internet por até 60 dias caso o material não tenha sido reservado por outro usuário. Tanto a reserva como a prorrogação podem ser feitas também pela internet; para tanto, o aluno deve se cadastrar em uma das ilhas de atendimento da Biblioteca e obter uma senha.



Uma das opções de estudo individual no subsolo da Biblioteca

A BCE possui salas de aula, salas de estudo em grupo e auditórios (no subsolo ao lado esquerdo), que podem ser solicitadas gratuitamente pelos alunos com a apresentação da carteira de estudante e comprovante de matrícula.


Na área cujo nome inscrito na porta é "Circulação", logo atrás dos computadores de pesquisa, encontra-se um elevador que pode ser utilizado por deficientes físicos. A biblioteca também possui um Laboratório de Acesso Digital e uma lanchonete no subsolo à direita, uma seção de “Achados e Perdidos” no térreo à direita e, próximo dela, um espaço para exposições. Na última sexta-feira, a exposição estreada foi “Tormentos”, do artista plástico Lui Rodrigues.


Para quem vive se perguntando sobre o significado das referências – os códigos de ordenação dos livros -, vai aí o padrão: é uma classificação numérica chamada Classificação Decimal Universal (CDU). O número inicial da referência representa o assunto. Por exemplo: livros de códigos iniciados por 9 são relacionados a Geografia, História e biografias. Os alunos que encontrarem dificuldades na busca por livros devem solicitar a ajuda de um funcionário (Auxiliar de Estante) no Balcão de Informações no térreo ao lado direito. Sugestões de títulos também podem ser feitas no local.


Novidades

  • A BCE está providenciando a gravação em áudio de alguns livros para atender, especialmente, deficientes visuais.


  • Algumas reformas estão previstas, a catraca de entrada, por exemplo está na lista.


  • Cada aluno terá uma senha de seis dígitos à sua escolha.


  • Serão instaladas câmeras digitais para o cadastro de usuários. Segundo a administração do local, em pouco tempo, não será mais necessário apresentar carteira de estudante e comprovante de matrícula para realizar empréstimos, renovação e/ou reserva.


*Clique aqui para ver os horários de funcionamento das seções citadas.


Um comentário:

Anônimo disse...

ERRATA EXPRESSA

Esta errata, como todas as outras, traz uma informação atrasada. A retardatária foi a autoria das fotos.
A primeira foi capturada por Edson Jr. e a segunda por Mayara Reis.
Está dado o crédito.