Explorando a BCE
A Biblioteca Central da UnB oferece gratuitamente muitos espaços e serviços, mas há quem desconheça. São coleções de obras raras, salas de exibição de filmes e exposições de arte, entre outras opções que vão muito além das estantes de livros.
Fachada principal da Biblioteca Central na UnB
São três pavimentos, cerca de 700 mil volumes e capacidade para 2 mil leitores. A BCE tem sua coleção dividida em: Acervo Geral - AGE (livros e teses localizados no térreo e no subsolo ao lado esquerdo); Referência – REF (dicionários, enciclopédias e catálogos de artigos e periódicos, localizados no térreo, lado direito); Periódicos – PER (jornais e revistas gerais e especializados, localizados 1º andar); Organismos Internacionais e Assuntos Especiais – OAE (publicações oficiais de organizações internacionais ou relacionadas a Brasília além de publicações da Editora Universidade de Brasília, localizadas no subsolo, lado direito); Coleção de Multimeios – MTM (mapas, slides, filmes, discos, CDs, partituras, etc, localizados no subsolo, lado direito); Coleção de Obras Raras -OBR (manuscritos antigos e modernos, primeiras edições de livros, cartas, mapas, jornais, medalhas e moedas antigos no 1º andar); Arquivo Carlos Lacerda (também no andar superior) e Coleção de Reserva – RSV (textos de leitura obrigatória indicados por professores ou reservados pelos alunos no subsolo ao lado esquerdo)*.
Toda a coleção está disponível para consulta, mas o empréstimo é limitado a alunos, servidores e professores da UnB, ou outros usuários cadastrados. Há alguma restrições: os periódicos e algumas peças são emprestados apenas a alunos de pós-graduação e professores. Os alunos de graduação têm um limite de empréstimo de dez livros e um prazo de quinze dias para devolução, o qual pode ser prorrogado pela internet por até 60 dias caso o material não tenha sido reservado por outro usuário. Tanto a reserva como a prorrogação podem ser feitas também pela internet; para tanto, o aluno deve se cadastrar em uma das ilhas de atendimento da Biblioteca e obter uma senha.

Uma das opções de estudo individual no subsolo da Biblioteca
A BCE possui salas de aula, salas de estudo em grupo e auditórios (no subsolo ao lado esquerdo), que podem ser solicitadas gratuitamente pelos alunos com a apresentação da carteira de estudante e comprovante de matrícula.
Na área cujo nome inscrito na porta é "Circulação", logo atrás dos computadores de pesquisa, encontra-se um elevador que pode ser utilizado por deficientes físicos. A biblioteca também possui um Laboratório de Acesso Digital e uma lanchonete no subsolo à direita, uma seção de “Achados e Perdidos” no térreo à direita e, próximo dela, um espaço para exposições. Na última sexta-feira, a exposição estreada foi “Tormentos”, do artista plástico Lui Rodrigues.
Para quem vive se perguntando sobre o significado das referências – os códigos de ordenação dos livros -, vai aí o padrão: é uma classificação numérica chamada Classificação Decimal Universal (CDU). O número inicial da referência representa o assunto. Por exemplo: livros de códigos iniciados por 9 são relacionados a Geografia, História e biografias. Os alunos que encontrarem dificuldades na busca por livros devem solicitar a ajuda de um funcionário (Auxiliar de Estante) no Balcão de Informações no térreo ao lado direito. Sugestões de títulos também podem ser feitas no local.
Novidades
A BCE está providenciando a gravação em áudio de alguns livros para atender, especialmente, deficientes visuais.
Algumas reformas estão previstas, a catraca de entrada, por exemplo está na lista.
Cada aluno terá uma senha de seis dígitos à sua escolha.
Serão instaladas câmeras digitais para o cadastro de usuários. Segundo a administração do local, em pouco tempo, não será mais necessário apresentar carteira de estudante e comprovante de matrícula para realizar empréstimos, renovação e/ou reserva.
*Clique aqui para ver os horários de funcionamento das seções citadas.
Um comentário:
ERRATA EXPRESSA
Esta errata, como todas as outras, traz uma informação atrasada. A retardatária foi a autoria das fotos.
A primeira foi capturada por Edson Jr. e a segunda por Mayara Reis.
Está dado o crédito.
Postar um comentário